sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

15 Anos

Neste mês, mais precisamente no dia 2 de Fevereiro, completou 15 anos de morte de um dos maiores artistas que o Brasil e o mundo conheceram, pois Chico Science não foi simplesmente um cantor, indo bem além do que a musicalidade banal nos apresenta.
Ele soube mesclar rock, música eletrônica, ritmos regionais e populares para criar o que chamamos de Mangue Beat, que é uma influência musical inovadora, mas cheia de ramificações e criatividade.
Quem escuta os álbuns que ele lançou, juntamente com a Nação Zumbi, que ainda hoje estão na estrada, poderão entender o que falo, pois a cada nova música temos audições diferentes, arrebatadoras, grandiosas, sem permitir que ninguém fique parado, seja com o corpo ou com a mente, pois suas músicas além de conterem ritmo, possuem história e muito conteúdo cultural.
Ele falou como ninguém das nossas tradições e foi a partir desse movimento que a música do Recife se tornou tão conhecida e diferenciada. É impossível não perceber nos artistas atuais um pouco da influência do Chico Science e cada um consegue deixar as suas músicas com um jeitinho somente seu e muitas vezes com uma batida menos forte, já que o seu criador era voraz neste aspecto.
Ele morreu perto do Carnaval e lembro que, naquele ano, as homenagens foram muitas e entristeciam muitas pessoas que contavam com a sua presença na festa mais popular do Recife. Seu túmulo no Cemitério de Santo Amaro é colorido, assim como o seu espírito, sendo completamente adaptado ao artista que ele era. Não poderia descansar em um local sem cor, sem vivacidade.
Chico Science nos faz muita falta e sua música é sempre indispensável para todos nós. 

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...