domingo, 22 de junho de 2014

Milho, Sabugo e Cabelo...

A natureza nos traz padrões de qualidade diferenciados e assim podemos perceber como é importante sabermos escolher bem os produtos que compramos ou que produzimos, pois de acordo com a origem do material utilizado, podemos ter resultados diferentes e que atraiam mais o nosso desejo, criando satisfação ou total decepção para aquilo que esperamos.
Organizando algumas espigas de milho para fazer canjica, percebi isso, pois cada uma delas aparecia de uma forma quando a palha era retirada e o que parecia ser um padrão similar, terminava se transformando numa diversidade total e fazendo com que cada espiga se apresentasse de uma maneira, onde algumas poderiam ser totalmente aproveitadas, mas outras não gerariam muitos frutos, devido a sua precariedade de caroços. 
Tudo que é natural sofre um pouco com essas influências, pois não temos como garantir ao certo se tudo sairá conforme planejado, a não ser que a produção envolva uma pesquisa elaborada para transformar a produção e elevar a qualidade, o que não ocorre muito quando os pequenos produtores realizam esta ação, já que a forma rudimentar de plantar e colher ainda é a mais presente.
Escolher o produto mais adequado às nossas necessidades nem sempre é possível, principalmente quando este é comprado em grandes quantidades e possui alguma interferência para que sejam vistos os defeitos menos visíveis e que só aparecem quando destinamos um pouco mais de atenção aos detalhes tão pequenos, mas que fazem grande diferença na hora escolhida para o desfrute daquilo que compramos com grande esperança e com muitos planejamentos de uso.
A produção em larga escala gera este tipo de problema na qualidade, pois quanto mais produtos tivermos, mas as chances de perda de qualidade aumentam, algo que pode ser evitado facilmente numa produção mais caseira e com mais olhares detalhados para as falhas que sempre ocorrem. Uma canjica boa, gostosa, precisa de um milho bem verdinho, pois se assim não for, jamais iremos conseguir obter um caldo que favoreça o prato tão tradicional da época junina.
Viva o milho bom e Viva o São João...
Vou torcer pela minha canjica, mesmo com tantas espigas desfavoráveis...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...