sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Gente, Gente e Gente...

Viajar em feriados prolongados é uma tarefa que exige muita paciência, já que em todos os lugares por onde passamos, as inevitáveis filas e aglomerações de pessoas são constantes, ocasionando humor minado por esperas além da conta nos pontos turísticos mais visitados.
A fotografia do texto de hoje ilustra um pouco disso, pois em visita ao Rio de Janeiro neste final de semana, pude comprovar a agonia que é visitar um local quando muitas outras pessoas tiveram a mesma ideia. Já tinha visitado a cidade outras vezes, em períodos menos agitados, e a satisfação foi bem maior, sem que a sensação de desespero tomasse conta de mim, pois perdi mais tempo em filas do que realmente conhecendo os lugares.
Da outra vez tive mais tempo para ver a paisagem, para fotografar e para me encantar mais pelo local. Correr de um lado para outro e ver as coisas com um olhar assustado não é muito a minha praia, que, aliás, estava lotada também e andar pelo calçadão de Copacabana era uma tarefa complicada e que consumia um pouco da nossa paciência, já que além dos turistas, a orla estava aberta à prática de atividades aeróbicas e enquanto o trânsito de carros não existia em uma das faixas, esta era tomada por pessoas, bicicletas, patins e skates.
Uma loucura...
O pior de todos os locais foi o Cristo Redentor, pois tínhamos dificuldade para tudo, inclusive para andar, já que muita gente deitava no chão para fotografar o monumento. Eu mesmo pisei em uns dois, pois o sol intenso e o encantamento pelo local me deixavam mais cego do que já sou...
Fiquei somente observando os motoristas das vans que faziam o transporte na área e não acreditava nas manobras que realizavam para estacionar ou subir as ladeiras que me causaram um pouco de medo ao descer. Eu achei melhor quando fui no Trem do Corcovado. É menos sufocante e mais organizado.
A sensação após um dia de passeios é que não conhecemos nada direito, além do gostinho de quero mais por ter passado por tudo tão depressa. Era um tal de 15 minutos aqui, 20 minutos ali, aqui é só de passagem, temos horário para terminar, isso e aquilo...
Aconselho conhecer um lugar tão belo com calma, num momento de férias, onde o tempo é nosso aliado e não o nosso inimigo. Fiz isso nas minhas últimas férias, em Salvador, e gostei demais do resultado, pois aproveitei cada momento, cada espaço da cidade que sempre tive o desejo de conhecer melhor. Foi uma ótima escolha e pretendo fazer isso com o Rio de Janeiro um dia, pois tenho certeza que os dias mais pausados na cidade maravilhosa serão mais relaxantes do que a agonia de uma viagem de poucos dias e muita aglomeração.
De qualquer forma, foi vantajoso ter dias de sol por lá e ir no Cristo Redentor e Pão de Açúcar com o tempo bom, quando, mesmo sob pressão e muita agonia pude ver os dois locais mais visitados e queridos da cidade.
Não há quem não se encante...  

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...