quinta-feira, 5 de março de 2015

Aldeia

Aldeia é um bairro da cidade de Camaragibe, pertinho do Recife, mas com ares de zona rural, onde ainda podemos desfrutar de locais calmos e bem arborizados, com uma vegetação bem extensa. O ruim é que o local recebe muitos visitantes nos finais de semana e muita gente mora por lá, fugindo da agitação da cidade grande. Resultado: em alguns locais encontramos os vestígios do homem de várias formas, sendo o lixo o mais comum deles. 
Fora isso, o local é muito bom para que possamos desfrutar, fazendo trilhas ou andando de bicicleta ou quem sabe ainda fazendo um enduro por seus caminhos cheios de altos e baixos. Foi isso que encontrei no último domingo e a beleza do local é bem convidativa para quem deseja ter momentos de puro contato com a natureza. 
Cada vez que nos afastávamos das áreas mais habitadas, perdíamos o contato com as coisas ruins que o homem abandonava pelo caminho e descobríamos vários tipos de frutas e folhas, além de córregos e árvores de grande porte. Provei pela primeira vez o Araçá, uma fruta parecida coma goiaba, só que bem mais suculenta e vitaminada. Tive a sorte de comer parte de uma jaca mole que caiu praticamente na hora que estávamos passando e o sabor era algo inacreditável, sem falar no aroma. O visgo da jaca ainda ficou nas minhas mãos, mas isso era apenas um detalhe se comparado ao prazer de saborear uma fruta tão gostosa e propícia para um bom doce caseiro.
A chuva que caiu de forma tímida ajudou a diminuir o calor que era grande, mas amenizado a todo momento pela sombra das árvores que guiavam nosso caminho. As azeitonas pretas foram as mais provadas durante a caminhada e o sabor doce, mas com uma pequena trava no final era o detalhe desta especiaria que estava em grande abundância na natureza.
Já tinha ido em Aldeia há algum tempo para passar finais de semana na casa de uma amiga, mas não tive a oportunidade de aproveitar as redondezas do local e também da fotografia das paisagens que lá encontrei e que deixarei algumas registradas aqui no blog.
Foi um domingo agradável, ao lado de pessoas que curtem a natureza e aproveitam os momentos bons da vida para o desfrute das inúmeras oportunidades que a vida nos dá de graça e que só precisamos de um pouco de ânimo para nos tornarmos parte deste contexto tão bom e que nos possibilita inúmeras lembranças construtivas.
Aldeia é um contraste de paz e agitação, dependendo da época, pois é para lá que a maioria das pessoas fogem quando procuram um pouco de tranquilidade nas férias ou em feriados prolongados. O clima ameno e influenciado pela ampla vegetação é muito agradável e faz com que muitos cenários sejam apresentados aos visitantes que se refugiam nas casas de campo ou até buscam agitação nos diversos espaços de eventos que lá estão, os quais são cenários de casamentos, festas e formaturas.
Uma tribo diferente, mas muito próxima da capital. Isso pode ser bom ou ruim e só vai depender do nosso ponto de vista e da forma como aproveitamos cada momento por lá.
Eu aproveitem bem, pertinho da natureza...



















Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...