sexta-feira, 20 de julho de 2012

Gula


Vou iniciar os meus devaneios sobre os pecados capitais pela Gula, que é um dos piores e mais temidos da humanidade, uma vez que pode nos acarretar vários tipos de problemas de saúde e também sociais. Uma pessoa que come além da conta tem a sensação de que o seu corpo está inchado, totalmente congestionado e sem chances de trabalhar bem.
Comer em excesso é algo que precisa ser controlado e se percebermos bem, não é necessário que tenhamos um prato cheio, mas com qualidade. Muitas pessoas acreditam que a quantidade é que faz a diferença e que barriga cheia é sinal de fartura, mas estão enganados, já que o excesso de alimentação nos possibilita uma terrível sensação de desânimo ao invés de nos dar energia e vitalidade.
Isso tudo porque os alimentos demoram mais tempo para serem digeridos e terminamos utilizando toda a nossa energia para o processo digestivo quando poderíamos ser mais ativos em outros aspectos mais satisfatórios e que nos mostrem o poder da vida com toda a sua magnitude. Algumas pessoas perdem muito a disposição quando estão mais gordos ou quando permitem que a gordura tome conta da sua vida. Nem sempre o gordinho é indisposto e existem magros extremamente paradões, mas isso depende muito do biotipo de cada um, mas na miaoria dos casos a sensação de desânimo se dá quando estamos além do peso, devido ao consumo errado dos alimentos que nos ajudam a ter uma vida melhor e mais duradoura.
Podemos consumir tudo, mas sem Gula.
A água, as verduras, as frutas, as fibras e as carnes magras nem sempre são queridas por algumas pessoas e estas terminam morrendo de amor pelo pedacinho mais suculento e cheio de gordura que encontram, sem contar as frituras, massas e outros ingredientes que terminamos consumindo em excesso.
Eu prefiro consumir a quantidade adequada e comer de tudo. O segredo para controlar este pecado capital é a ponderação, pois se estivermos atentos a isso, dificilmente teremos problemas e, dessa forma, não ficaremos com um sentimento de culpa enorme por termos devorado um montão de alimentos que o nosso corpo é incapaz de digerir facilmente naquelas duas horinhas que estudamos na escola e que na prática terminam não sendo tão rápidas.
O modo de vida acostumou as pessoas a consumirem o errado e a ter prazeres gastronômicos que nem sempre valem a pena, pois só colocam em risco o que é mais importante para nós, que é a saúde e disposição para a vida.
Gula é comer duas pizzas inteiras num rodídio quando três fatias já nos deixam cheios.
Gula é saborear todas as carnes numa churrascaria e depois ficar uns dois dias sentindo desconforto intestinal.
Gula é tomar todas as doses e cair de felicidade, acordando depois com a tristeza e uma dor de cabeça bem forte.
Gula é almoçar com uma garrafa de 02 litros de Coca-Cola do lado e perceber que consumimos sozinho todo aquele líquido. Gula é passar o dia num bar tomando todas as cervejas do mundo e tendo como petisco um monte de batatas fritas e calabrezas.
Gula é passar o dia comendo besteira e não deixar o nosso corpo ter um descando necessário.
Gula é extrapolar a nossa necessidade vital de alimentação e dessa forma por em risco o que temos de mais importante, que é a nossa vida.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...