sexta-feira, 1 de abril de 2011

Orla da Praia de Boa Viagem hoje cedo... Muito calor e maré tranquila...
Quem se aventura?

Seleção por Competências

Hoje passei o dia realizando um curso que mostra as técnicas de Seleção por Competências, que consiste em analisar as pessoas não por testes psicológicos, mas pelos seus Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, o CHA.
Se este conjunto de informações não estiver bem alinhado a uma descrição de cargo bem detalhada e de acordo com as atividades da empresa, poderemos ter profissionais mal escolhidos e colocados em locais inadequados ao seu perfil, gerando, com isso, muita frustração e descontentamento para empregado e empregador.
O CHA não pode ser fraco demais, senão compromete o conjunto de características essenciais ao cargo e por isso tem que ter o sabor mínimo e adequado para que possamos sentir o gostinho de ter uma pessoa capaz e bem integrada ao cargo e organização. A Seleção por Competências é acima de tudo uma forma de destinar às pessoas os melhores lugares, sendo estes muito bem adaptados e escolhidos ao tempero de cada um.
Se minha habilidade é lidar com gente, não adianta nada me alocar numa área na qual eu fique extremamente isolado do mundo e não tenha o contato mínimo com aqueles que fazem a minha essência profissional. Caso os números sejam meu ponto forte, por que irei trabalhar na área jurídica?
Deve haver uma junção de todos os requesitos necessários para que este CHA seja saboroso e possa nos dar boas lembranças dos momentos de grande satisfação ao degustá-lo de forma suprema e muito proveitosa.
Um candidato bem selecionado só faz bem à empresa e com isso consegue ter sua motivação em alta porque estará muito bem adaptado ao que sabe fazer com maestria e muita confiança.
Par se ter sucesso neste método precisamos: descrever bem os cargos, relacionar as competências essenciais, atribuir pontuação a cada uma delas, de acordo com a necessidade do cargo  e efetuar as perguntas mais compatíveis com a função na hora da entrevista.
Lembre-se: Analisar atitudes passadas, sempre!
Somente com a vivência, um candidato pode nos dar subsídios necessários da sua competência e originalidade no ambiente de trabalho e com isso saberemos se ele foi realmente competente e nos ajudará para os desafios que iremos destinar no novo ambiente de trabalho.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...