segunda-feira, 11 de abril de 2016

O Açougueiro


Com um texto denso e muito bem interpretado, o espetáculo teatral O Açougueiro cumpre nova temporada no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. 
A temática dos vários personagens que o ator Alexandre Guimarães interpreta é de grande valia para analisarmos as discriminações que a sociedade nos impõe sem limites e de forma constante, mascarada ou totalmente nua e crua como a carne que o próprio açougueiro vendia e tinha como sustento.
A forma cruel como este personagem era tratado pela sociedade, pelo fato de ter escolhido uma antiga prostituta para ser sua esposa foi o ponto forte da peça teatral e mostrou o que ainda encontramos hoje em dia, pois é muito mais fácil aceitar o que é politicamente correto do que imaginar que as pessoas podem ter um rumo diferenciado na vida e, dessa forma, deixarem para trás algumas escolhas erradas ou fora dos padrões sociais que fomos acostumados a aceitar e ter como imutáveis.
A maneira como o ator mudava sua forma de atuar, mesclando os personagens que faziam parte do enredo, era algo fantástico e convencia bem a todos que estavam presentes na breve e intensa apresentação. A sabedoria de moldar vozes, gestos e olhares era o ponto forte do espetáculo que consegue chegar a um grande objetivo, que é o de nos fazer pensar e refletir sobre os nossos atos.
Quando o açougueiro enfim consegue fazer a sociedade "engolir" a sua esposa, esta já não tem vida e a sua atitude louca e cheia de significado mostram o que um ser humano é capaz de fazer em busca de aceitação, de respeito e de misericórdia.
Ainda dá tempo de ver este espetáculo maravilhoso que estará em cartaz até o final do mês, aqui em Boa Viagem.
Parabéns a todos que tornaram possível esta apresentação grandiosa e que contribuem para o engrandecimento do teatro pernambucano, destacando a sua versatilidade e criatividade. 

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...