terça-feira, 31 de maio de 2011

Redondezas

Andando pelas redondezas das cidades que passo, noto como esta impressão é importante para percebermos como a cidade deve ser, pois se notamos muita miséria e desorganização, já temos um certo descrédito no que iremos ver mais adiante. Recife tem uma das regiões periféricas mais terríveis que conheço e o descaso das estradas, os lixos espalhados e o excesso de favelas faz com que a paisagem fique desgastada.
Em algumas capitais como João Pessoa e Natal, o aspecto é bem diferente e a impressão é outra, bem melhor, ótima. Salvador é outra capital que tem as áreas periféricas bem desgastadas, mas bem melhoradas com o tempo, algo que não aconteceu por aqui.
A BR 101 está terrível e cheia de buracos, os bairros do Ibura, Barro, Macacheira e Curado são desordenados e cresceram sem estrutura alguma, deixando nas margens da estrada um aspecto cheio de problemas que vão desde as habitações em locais inadequados até os pontos comerciais em locais inapropriados. Quem chega ao Recife pelas estradas tem uma péssima impressão e pensa que está chegando numa cidade abandonada e totalmente desestruturada. Se entrarmos na cidade, veremos que nem tudo é assim, mas muitos aspectos vistos nas áreas marginais se repetem nas áreas mais urbanas.
Li uma reportagem que a BR 101 será reformada e espero que esta reforma atinja os viadutos que ficam próximos à Universidade Federal, pois quem não conhece a cidade, fica literalmente perdido com os infinitos caminhos sem sinalização, iluminação e com buracos de sobra. Não vou nem falar dos ferros velhos que ficam por ali, pois com a proliferação que está ocorrendo na área, daqui a alguns dias tomarão conta das estradas e não haverá mais local para que os carros transitem.
Quem chega ao Recife pela Estrada da Batalha tem a impressão que está chegando numa cidade destruída por algum maremoto, pois só se vê estrago, obras inacabadas e falta de comprometimento das autoridades e construtoras.
Um projeto de revitalização urgente precisa ser feito para podermos oferecer aos visitantes melhores visões da nossa cidade e com isso deixar bem distante a má impressão que fica todas as vezes que passamos por estes locais.
Se você chega ao Recife voando, é a cidade mais linda do mundo. Dá prazer observar.
Se chega pelas estradas, de carro, a história é outra e dá desgosto de ver.
Ah... Esqueci de falar dos congestionamentos nessas área motivados por falta de estrutura, mas isso é assunto para outra publicação aqui no blog.
Por hoje, está bom.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...