sábado, 9 de julho de 2011

Prenda Minha

Existem várias músicas na MPB com o nome "Prenda Minha", mas a que eu mais gosto é a que é cantada por Ceumar e que foi composta por Gero Camilo. 
Ela fala assim:

Prenda minha, tu me faz bem
Muito aquém do que mereço
Mais eu desejo que esse bem assim, feito água em pote
Faça umedecer um coração que sofre
Faça umedecer
Um coração que sofre

A música está no CD "Sempre Viva", que é um primor de musicalidade e de leveza, combinando bem com a voz da cantora que exala muita pureza e simplicidade. Foi pensando nesta simplicidade que hoje resolvi colocar esta fotografia de uma cortina feita de material reciclado e que deixou um ambiente que vi muito bonito e harmonioso, pois o colorido dos pedaços de plástico contrastou com a sofisticação do local e o tornou aconchegante, fazendo realmente o bem a quem estivesse ali. 
Meu contato com a Ceumar foi quando eu a enviei um e-mail há alguns anos perguntando sobre o CD "Dindinha", que foi o seu primeiro trabalho e eu ainda não tinha por não encontrar mais nas lojas. Estava fora de catálogo. Ela me respondeu e me disse que em breve teria, mas não havia previsão. 
Alguns meses depois recebi um e-mail dela informando que o CD estava disponível e que se eu quisesse ela poderia enviar um exemplar para mim. Comprei o álbum e pedi para que ela o autografasse, pedido que foi atendido com muito carinho e este é uma das relíquias na minha coleção musical. Ceumar é uma cantora completa e realmente é uma "Prenda Minha", algo que devemos guardar com carinho para escutar nos momentos que mais precisamos de inspiração e conforto. Suas parcerias musicais com Chico César são perfeitas e a musicalidade e ritmo das suas músicas nos remetem ao nordeste cheio de nuances e culturas, onde a palavra de ordem é mostrar a MPB de uma forma brejeira mas bem adaptada aos outros estilos e regiões.
Essa é minha dica deste sábado, que amanheceu com um pouco de sol, após uma noite fria e com muita chuva. É para esquentar a nossa alma e nos fazer felizes. A foto da cortinha reflete um pouco do movimento que ela trouxe na capa do CD "Sempre Viva", sendo este o compasso do dia de hoje, já que tenho muitas e muitas atividades para realizar e mais uma vez tenho que vencer a indisposição que toma conta de mim desde a quinta-feira. 
Dor cansada no braço e no peito, além de uma cefaleia que não me deixa em paz...
Pode ser fadiga, mas prefiro que seja vida, ou melhor, "Sempre Viva".

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...