quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Fui Claro?

Algumas vezes as palavras que falamos são incompreensíveis e as pessoas terminam não compreendendo o que realmente queremos falar, dando uma interpretação diferenciada ou até entendendo da forma que for mais conveniente aos seus desejos e projetos de vida. Quando explicamos algo e isto não é captado de forma adequada pelas pessoas, ficamos com uma sensação estranha, pois a falha pode estar nos outros como também em nós mesmos que não estamos tendo a competência necessária para repassar algo que pode ser muito importante e comprometer muitas atividades se não for bem assimilada.
Falar e entender são ações diferentes mas muito complementares, principalmente quando as pessoas possuem egos, desejos e culturas diferentes. Uma pessoa apaixonada entenderá um “Não” do seu amor como uma facada, assim como uma pessoa com pouca instrução não saberá compreender o significado de uma palavra mais rebuscada e que usualmente não seja usada no cotidiano.
Aprender a tornar a comunicação mais ágil e menos complicada é uma tarefa que não exige muito esforço de nós e precisa somente de um pouco da nossa atenção para ter eficácia completa e favorecer a todos que precisam da boa fluência verbal para atingir os seus objetivos, sejam eles mais breves ou distantes.
O que importa é se fazer entender!
Quando somos bem compreendidos, ficamos menos vulneráveis às fofocas e interpretações equivocadas de coisas simples e que jamais deveriam causar estrago na nossa imagem e relacionamentos. Pessoas que não se comunicam com eficácia, terminam perdendo espaço nas suas realizações e comprometem até a vida dos outros, pois em alguns momentos o estrago pode ser tão grande que será impossível ficar concentrado numa só pessoa, necessitando apodrecer outras vidas e dessa forma causar muitos constrangimentos e saias justas.
Se temos um dom tão especial, que é o da comunicação, nada mais essencial do que estar sempre comprometido com a sua eficiência e para isso detalhes simples podem nos ajudar, como a leitura e a atenção ao que lemos e escutamos.
Nada melhor do que entender e ser entendido...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...