segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Mad Men

Quando comprei a série MAD MEN para assistir não imaginava o presente que estava me dando, ainda mais porque ela trata de assuntos profissionais diversos e mostra uma realidade bem diferente da que encontramos hoje nos ambientes de trabalho, embora alguns fatos não tenham mudado ou ganhado um efeito tão positivo que pudesse ser comemorado.
Alguns vícios que antes as pessoas tinham, hoje estão mais moderados, seja pela fiscalização legal ou pela ausência de propaganda em determinados produtos que surgiram na década de 60 e 70 e que se tornaram verdadeiras febres sociais, afetando relacionamentos e fazendo com que muitas pessoas pudessem ter malefícios irreversíveis.
São retratadas, com muita inteligência e estilo, as mudanças da sociedade em relação ao tabagismo, drogas, discriminação da mulher, carreira profissional, alcoolismo, direção defensiva, acidentes de trânsito e relações familiares. A análise da série nos mostra que conseguimos crescer em alguns pontos, mas ainda temos muito chão pela frente, já que ainda nos moldamos a determinados atos, simplesmente, pelo medo de sermos punidos. Se esta não existisse, talvez ainda estivéssemos realizando as mesmas aberrações e discriminações.
O que me chamou muito a atenção, foi o retrato da época gloriosa dos anos 60 e 70, momento de grande evolução cultural e de comportamento, quando as roupas e decorações das casas refletiam a transgressão dos padrões formais e traziam para o mundo uma maneira diferenciada de ver a sociedade, onde as cores e geometrias eram vistas com mais vigor, tornando a visão da época mais moderna e totalmente desvinculada dos padrões até então existentes. 
Notamos que desse período até hoje, a evolução em todos os aspectos da sociedade foi mais rotativa do que evolutiva e parece que vivemos ainda na mesma época, pois a moda, costumes, música e outros aspectos ainda sofrem influência de um período que teve diversos pontos a serem considerados por todos nós.
Avançamos em aspectos tecnológicos, mas em outros parece que ainda vivemos no passado, agindo como se a nada tivesse mudado, não gerando influências que pudessem ser sentidas e nos mostrar outros caminhos. Verificamos que algumas atitudes do passado seriam hoje inócuas e não gerariam a agonia de antes, mostrando que uma análise profunda da série nos evidencia que temos o dever de evoluir sempre e nunca pensar que alguma situação vai ser perene.
MAD MEN é um retrato de uma época que parece ser hoje, que mostra evoluções, mas que se torna remissiva dependendo do tema abordado. A sociedade é realmente boba e termina criando situações que nem sempre podem gerar efeitos bons e que favoreçam o nosso bom desempenho, seja profissional ou pessoal.
Recomendo assistir cada episódio com olhos curiosos e descobrir, como eu, diversas influências que nos perseguem há décadas e nós, por descaso ou falta de competência, ainda não conseguimos lidar bem e trabalhar cada tema de forma construtiva e que nos dê realmente bons frutos.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...