quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Falando Com Um Ovo Na Boca

Estava assistindo a novela Gabriela nesta semana e algo que me deixou intrigado foi a forma como os coronéis, todos, falam estranhamente. Parece que estão com um ovo na boca ou engolindo sapos inchados. Eles passam uma tensão enorme ao falar e isso reforça um pouco a fama que possuem de durões. Talvez seja esta a proposta da novela, mas eu não gostei muito do que escutei, já que ficou algo forçado, grotesco demais.
Em alguns momentos a fala fica caricata, difícil de ser entendida e isso poderia ser evitado e até suavizado, pois pelo que percebi não é característica somente deles e sim da maioria das personagens. Uns poucos falam de forma menos pegajosa e ajudam no nosso entendimento.
Eu sou nordestino, matutinho, e não falo daquele jeito.
A comunicação é algo realmente engraçado e se uma novela pode nos fazer perceber isso, imagine na vida real, onde temos uma infinidade de pessoas e sotaques diferenciados. Nesta semana mesmo, alguns fiscais do MEC foram à minha faculdade para fazer uma pesquisa e algumas das perguntas que fizeram comprometiam o entendimento, pois a forma paulistana de falar causava estranhamento em algumas palavras que escutávamos.
Falar bem é uma arte, mas nem todos desenvolvem isso. Dependendo da atividade que desenvolvemos, este é um dos itens mais essenciais e que possibilitam uma realização efetiva das ações que iremos colocar em prática. O entendimento acertado de tudo, principalmente do que falamos, é muito importante para que os erros diminuam e possamos colher frutos melhores em nossas realizações. A sabedoria na hora de falar também é importante, pois muita gente só fala besteira e termina causando um mal estar incrível em várias  ações que irá realizar, além de comprometer o relacionamento com boa parte do mundo.
Conheço pessoas que falam de menos, outras que falam demais, outras que abusam disso e cometem equívocos muitas vezes irreparáveis. Uma palavra dita de forma desencontrada faz com que muitas outras se misturem e causem um transtorno enorme na vida de todos nós, pois a junção destas partes que se perderam no vento é algo que nem sempre é possível fazer e mesmo quando é obtida, sobra o eco e as rachaduras de uma comunicação nada eficaz.
Ao invés de ficarmos falando com um ovo na boca ou com um amplificador, o melhor é dosar a voz e principalmente os pensamentos para que isso não se torne uma prática corriqueira e sem fruto, a qual só nos faz perder a razão e a noção dos fatos.
Tire o ovo da boca e fale claramente, sem ecos e nem desentendimentos.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...