quinta-feira, 14 de julho de 2011

Perigo NOAR

O transporte aéreo registrou mais um acidente nesta quarta-feira, quando um avião da empresa NOAR caiu no bairro de Boa Viagem, aqui no Recife. Há uma semana um amigo fez a mesma rota e me contou que achou a viagem insegura, pois não sentia estabilidade do avião e até registrou as fotos no seu Facebook. Ontem aconteceu este acidente e ele me ligou para comentar o fato imediatamente.
A tragédia poderia ter sido bem pior se o avião tivesse caído em locais mais habitados, mas ainda bem que isso não ocorreu e evitou que mais vitimas fossem feitas. Ao todo foram 16 mortes, havendo carbonização de todos eles devido ao incêndio que houve com a queda do avião e que durou 50 minutos.
Fiquei sabendo da notícia através da minha mãe, que ligou preocupada de Garanhuns para saber se tinha sido perto da minha casa. Eu nem sabia ainda do ocorrido, pois não tinha ligado o rádio ou visto a TV na manhã de ontem. O local do acidente fica na divisa entre Recife e Jaboatão, num terreno onde até pouco tempo atrás estava instalado um grande circo. Imaginem se ainda estivesse lá...
Tudo acontece da melhor forma, mesmo quando os problemas são maiores do que o nosso entendimento. Independente do fato ocorrido e dos motivos que levaram o avião a cair, houve, de certa forma, uma ação imediata do piloto que deve ter forçado o pouso em um local que não causasse mais estragos e pudesse deixar mais tranquilos os habitantes do bairro de Boa Viagem, que é uma rota de acesso dos vôos que chegam ao Recife.
O Aeroporto Internacional dos Guararapes é um dos mais modernos e bem estruturados do Brasil, mas está localizado numa área de grande concentração habitacional e isso pode causar problemas do tipo, já que qualquer acidente que venha ocorrer tem grande possibilidade de prejudicar a sua vizinhança.
A localização é ótima quando viajamos e quando chegamos à cidade, pois não temos dificuldade de nos situarmos, mesmo para quem não conhece o Recife. Eu, que moro bem pertinho, acho ótimo, mas confesso que os barulhos causados pelas aeronaves indo e vindo, muitas vezes me causam medo.
Certa vez estava na Praia de Boa Viagem e um avião passou de fininho nos edifícios, algo que nunca esqueço, mas isso já faz muito tempo e na época nada aconteceu de ruim.
O fato é que o acidente existiu e muito entristeceu a cidade que acordou com esta péssima notícia.
A foto que ilustra a postagem foi tirada pelo meu amigo, na sua viagem à Mossoró. É o interior do avião da NOAR.

Fotografia: Daniel Costa

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...