quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Os Reis da Festa

O Carnaval de Olinda, no último dia de festa, trouxe para as ruas os famosos bonecos gigantes e com eles a forma que os artistas plásticos encontram para homenagear as pessoas famosas que fizeram ou fazem parte da nossa história. Gostei de ver em primeiro plano o nosso Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que foi tema, também, na Escola de Samba Unidos da Tijuca, no Rio de Janeiro, embora o desenvolvimento do enredo e da apresentação tenha deixado muito a desejar e não contou verdadeiramente a história de vida do nosso mestre do forró.
Mas isso é outro assunto...
Vamos falar somente dos bonecos, que começaram o desfile cedo, mas só chegaram ao pátio da prefeitura de Olinda às 13:30, após uma manhã chuvosa e que não tirou a energia dos animados foliões que ali estavam. 
Eu tinha uma vontade imensa de ver a apresentação dos bonecos e não perdi tempo em ir e fotografar tudo, pois o visual impressiona e causa muita alegria em todos.
É interessante perceber como as pessoas ficam magnetizadas pelos bonecos e como eles também parecem ter vida no meio de toda aquela gente que aguarda sempre as piruetas que eles fazem. É realmente uma grandiosidade e causa um contraste bem interessante nas ladeiras de Olinda, já que as ruas estreitas nos dão a impressão que não irão acomodar tantos gigantes foliões.
A festa foi animada por vários blocos e a participação foi geral e fez com que a chuva se afastasse e novamente o sol voltasse a brilhar, mesmo que timidamente.
Adorei o dia e o carnaval deste ano já fica na saudade, pois foram quatro dias de registros fotográficos nos pontos mais estratégicos das cidades de Olinda e Recife, que abrigam o carnaval mais democrático do Brasil, onde todos podem ser reis por alguns momentos e com isso celebrar a festa com muita felicidade no coração.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...