domingo, 23 de setembro de 2012

Parque Dois Irmãos

O Parque Dois Irmãos, no Recife, está caducando. Seu espaço não mostra nada de interessante e os bichos não possuem um ambiente bem organizado para ficarem se sentindo bem. A sensação que temos é que eles deveriam ser soltos e o local deveria ser utilizado para outras finalidades, como por exemplo, um parque verde para visitação e só. Não encontramos muitos animais expostos e os poucos que ainda restam estão em locais que nem sempre atendem aos bons critérios de limpeza e zelo.
Eu fiquei lembrando ontem da primeira vez que visitei aquele local, quando ainda morava em Garanhuns e era uma criança. Portanto faz muito tempo... 
Era um local lindo, com animais diversificados, lago com pedalinho, atrações diversas e boa conservação. Hoje tudo está como antes, como antes mesmo...
Nada sofreu muitas mudanças e a impressão que temos é que o parque parou no tempo e deixou que a beleza do local fosse obscurecida pela falta de cuidado com os animais e visitantes. Tudo está sujo, degradado e até os animais se escondem com vergonha do local onde residem. 
Se é para manter os animais presos, que seja de uma forma digna e que proporcione aos mesmos um ambiente agravável e que seja em alguns aspectos melhor que o habitat natural deles. As jaulas estão sendo vencidas pela ferrugem, os tanques estão sujos e os poucos répteis e peixes que ainda existem ficam ruins de serem vistos. As araras estão sem brilho, obscurecidas pela falta de trato e pelo local inadequado em que estão alojadas. 
As crianças adoram assim mesmo e fazem a festa. Queria ser criança novamente para ver tudo aquilo com outros olhos, talvez com uma percepção infantil, sem crítica e sem ser conhecedora das realidades que o mundo adulto nos proporciona. Queria andar novamente por aquele parque e sentir o cheirinho de natureza e não de urina e cocô de animais. Muitos locais estão interditados para uma reforma "placebo" que não resolve nada e só faz deixar o parque ainda mais feio. Deveriam fechar e reabrir após organizar tudo que está ali dentro, pois abrir as portas para mostrar ao público o que hoje encontramos é colocar em risco a imagem da cidade e dar a todos um atestado de incompetência por estarem cuidando tão mal de um local tão bonito. 
Estava lendo esta semana que o espaço vai triplicar de tamanho porque foram desapropriadas algumas terras e que estas serão integradas ao parque. Será que este aumento vai ser a gradação dos problemas de hoje? Será que vão triplicar as barbaridades que hoje encontramos?
Cuidar um pouco de um espaço tão lindo e também dos animais é dispendioso, mas precisa ser feito... Não custa nada preservar e investir um pouco no lazer e divertimento da população, ainda mais quando este envolve a natureza e toda a sua beleza.
Melhorias nos espaços onde os bichos residem e uma adaptação ao ambiente natural seriam ótimas formas de mantê-los felizes e mais dispostos para a vida. É perceptível a tristeza que eles sentem e terminam passando para todos nós, visitantes, este sentimento de lamento e inquietação.





Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...