segunda-feira, 16 de julho de 2012

XXII Festival de Inverno de Garanhuns

O Festival de Inverno de Garanhuns acontece até o dia 21 de Julho, mas vou falar um pouco do que pude comprovar neste final de semana, quando fui para conferir um pouco da festa que atrai muitos amantes da cultura, seja ela de que aspecto for.
A cidade de Garanhuns estava tomada de gente e este era o aspecto mais gritante que percebíamos logo quando chegávamos, pois o trânsito não estava nada fácil e se locomover nas ruas era algo que exigia um pouco de paciência, ainda mais se formos levar em consideração os motoristas que insistiam em fazer as mais inexplicáveis afrontas e irregularidades, fazendo com que tudo se tornasse ainda mais difícil.
Fora isso, a cidade está maravilhosa, com muita gente por todos os pólos de animação e também circulando pelos pontos turísticos. O Relógio de Flores está reformado e a sua praça foi parcialmente inaugurada, tendo suas mudas de plantas ainda em crescimento e não possibilitando que o visitante tenha uma visão total de como ficará o espaço, que agora busca mais acessibilidade e permite que todos possam chegar mais perto do relógio de flores sem danificar o gramado.
Uma novidade do festival deste ano é o pequeno palco que foi montado no Cristo Magano e que possibilitou bons momentos de descontração no ponto mais alto da cidade. Antes o local era só para apreciação da paisagem, mas agora, além disso, há música e divertimento para todos.
O Palco da Cultura Popular inicia suas atividades a partir do meio dia e vai até o início da noite, animando as pessoas que buscam os ritmos mais regionais e pitorescos da nossa região. No Parque Ruber Van der Linden, a música instrumental toma conta do espaço e transforma os canteiros de flores em belos acompanhantes para as noites frias da cidade.
Quem gosta de música erudita, é bom dar uma passadinha da Catedral de Santo Antônio, pois lá o ritmo é ameno e possibilita ótimas reflexões.
No Parque Euclides Dourado, a partir das 16:30h, o visitante pode conferir as apresentações de Dança e Teatro Infantil ou até ir até o Hotel Tavares Correia para assistir às apresentações de circo que acontecem às 14:00 e 16:30, diariamente.
Para os amantes do Teatro Adulto, as sessões começam às 19:00 no Teatro Alfredo Leite Cavalcante e para quem gosta de um cineminha de qualidade, é bom conferir a programação do Cine Eldorado, que exibe dois ou três filmes por dia.
Na Praça Guadalajara, as atrações tem maior porte e conhecimento nacional, como foi o caso de Alcione, Roberta Miranda, Zélia Duncan, Zizi Possi, Lirinha, Siba, Anelis Assumpção e Jorge Vercilo, que animaram as noites do último final de semana.
A festa está animada e agrada a todos os gostos, basta observar o melhor local e desfrutar dos dias maravilhosos que Garanhuns oferece nesta época, quando todas as possibilidades musicais se unem para celebrar a cultura e transformar a cidade num celeiro de grandes atrações.
Só tenho saudade da época que conseguia aproveitar todos os dias da festa e não somente um final de semana...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...