domingo, 28 de outubro de 2012

O Mundo do RioMar



No dia 30 de Outubro o Recife ganhará mais um centro de compras para compor o cenário comercial da cidade que se apresenta aquecido e sempre trazendo novidades para a capital pernambucana. O Shopping RioMar será o maior da cidade e comportará 476 lojas, distribuídas em 05 pisos, com cinemas, boliche, teatro, praça de alimentação, academia e muitas novidades, dentre elas a implantação do Expresso Cidadão na área de serviços do shopping.
Ganharemos mais uma Livraria Cultura e outra Saraiva Megastore, aprimorando o quesito cultura na cidade e reforçando os espaços já consagrados e visitados por todos. Teremos finalmente uma Etna, destinada ao ramo de decoração e que ainda não tinha se instalado na cidade por motivos inexplicáveis, já que potencial para isso não falta. As lojas já conhecidas pelo grande público também estarão presentes, como: C&A, Lojas Americanas, Leader, Renner, Riachuelo, Jurandir, Marisa e Zara. Algumas lojas inéditas também, como: Perini, Luigi Bertolli, Casas Bahia, Pobre Juan, Kalunga, Outback, Cinemark e uma infinidade de grifes que estarão presentes nos corredores do centro de compras.
O que preocupa, por enquanto, é a falta de estrutura que o local ainda possui, pois enquanto a Via Mangue e acessos viários do Pina não estiverem totalmente concluídos, o trânsito ficará caótico e fará da vida de todos um inferno astral, transformando qualquer passeio pela área num programa de índio daqueles.
Quando tudo estiver prontinho, vai melhorar muito, mas isso é só para final de 2013 ou início de 2014...
Recife tem dessas coisas, pois possui grandes investimentos comerciais e imobiliários, mas notamos que a prefeitura não está fazendo a sua parte quanto a melhoria dos acessos viários, deixando de lado o que se torna um diferencial para que qualquer empreendimento se torne um sucesso ainda maior.
Ao lado do Shopping Recife, por exemplo, estão em fase final de construção 04 empresariais grandiosos, além de um condomínio de luxo, com 05 prédios. Se passarmos pelas ruas que circulam o local, dá vergonha de ver, pois buraco é muito pouco e a escuridão é quase um apagão. Espero que esteja tudo melhorado quando tudo aquilo estiver funcionando, pois os donos dos empresariais não iriam investir tanto para ficar com aquela estrutura tão ruim.
O RioMar foi construído numa área antes isolada e esquecida pela cidade, onde existiam palafitas e uma fábrica abandonada. Hoje se tornou um imponente prédio, num local revitalizado e sem palafitas. Parece que estamos em outro mundo quando passamos por perto e a paisagem que antes era de descaso, agora movimenta milhões em investimentos públicos e particulares. Precisou um shopping se instalar no local para a prefeitura mudar toda aquela situação e criar uma via de acesso mais digna e rápida que levasse as pessoas até a zona sul, especialmente ao bairro de Boa Viagem.
Adorei a Via Mangue e seu projeto, pois a minha casa ficará bem pertinho e gastarei pouco tempo para chegar realizar o trajeto Centro>Boa Viagem. O shopping, apesar de grande, não tirará o carinho que todos nós temos pelo Shopping Recife, pois ele consegue ser completo, espaçoso e bem localizado. No RioMar tudo será mais apertadinho e já imagino a lotação nos dias de maior movimento. Precisávamos realmente de um centro de compras que ficasse no mesmo patamar do Shopping Recife, pois os outros que temos são menores e não conseguem ser completos e diversificados como o nosso velho amigo do Bairro de Boa Viagem. Temos o Tacaruna, Boa Vista, Paço Alfândega e Plaza Casa Forte. Em breve será iniciada construção de outro empreendimento na Zona Norte, o Shopping Apipucos, numa área ainda esquecida e com pouca infraestrutura. Espero que até lá as mudanças ocorram com mais rapidez, pois agora, com a inauguração do RioMar batendo na porta, as obras viárias ainda são muitas e distantes de acabarem.
Infelizmente a iniciativa privada é mais ágil que a pública e termina acontecendo esses probleminhas de última hora. Seria bom que ambas falassem a mesma língua e que a cidade fosse sempre beneficiada de forma adequada e realmente eficiente, não permitindo que nós, cidadãos, sofrêssemos tanto com este trânsito cada vez mais irregular e caótico que a cidade apresenta.
Ontem fui até o local e registrei algumas fotos do Shopping RioMar e percebi que não é só os acessos que estão inacabados, pois o centro de compras está cheio de pontos de ajuste e o trabalho é constante para que tudo fique pronto até a inauguração oficial para o grande público.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...