domingo, 22 de agosto de 2010

A Família Unida, acima de tudo

Ontem à noite o Supercine nos trouxe um filme que já havia assistido há algum tempo, que foi "Pequena Miss Sunshine", que mostra a trajetória de uma família desunida para conseguir levar a filha caçula para um concurso de beleza no qual ela não teria nenhuma chance de vencer, pois seus atributos eram totalmente diferentes dos padrões exigidos pela organização do evento.
Diferenças à parte, vou me apegar aos acontecimentos da viagem e que contribuíram para que a família criasse laços mais fortes e descobrissem dentro de si a força e a determinação que tinham perdido com o passar do tempo e acontecimentos.
O veículo que usaram para a jornada não oferecia nenhuma segurança, mas mesmo assim seguiram viagem para tentarem realizar o sonho da garotinha inteligente, cheia de atitude, mas sem o perfil de uma Miss. Era a forma de mostrarem para ela que independente dos problemas, temos que realizar nossos sonhos e se a família nos apoiar tudo fica mais fácil de ser conseguido.
Além disso, houve a morte do avô da garotinha durante a viagem e este era o único que a incentivava de verdade a participar do concurso, fazendo até com ela a trilha sonora e apresentação. Embalaram o defundo e seguiram viagem mesmo assim.
Parece sinistro, mas foi engraçado.
Confusões e confusões, vão se descobrindo e percebem que são uma família e precisam estar unidos para conseguirem ter mais felicidade e chegarem onde desejam.
Vejo pessoas totalmente desapegadas à família e fazem questão de excluírem as pessoas mais importantes da sua vida nas decisões e acontecimentos que a vida lhes apresenta. O que pode motivar isso é a nossa forma de lidar com as situações que vão acontecendo, já que deixamos de lado os laços familiares e procuramos valorizar as ilusões que a vida nos oferece e que se vão quando mais estamos encantados e sem chances de ficar sem elas.
O filme é engraçado, sutil, ensinador...
A cena mais bonita é quando a família inteira sobe ao palco para receber as vaias que a garotinha recebia até então sozinha. Era a forma que encontraram de mostrar para todos que ela não estava desamparada e que a importância da família estava além de todos os resultados que poderiam esperar do concurso.
Ainda bem que tenho uma família assim, pois nunca me senti desamparado e tenho certeza que, independente do momento, estarão ao meu lado para sorrir e chorar.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...