terça-feira, 4 de agosto de 2009

Boa Viagem

É bom contemplar a Praia de Boa Viagem logo cedo e nos dias de menos movimento, pois nos deparamos com sua beleza real sem a poluição sonora e visual que nos finais de semana são costumeiras.
Durante a semana podemos ter a praia inteira para as caminhadas, para as crianças aproveitarem as piscinas naturais, para tomar sol de uma forma mais tranquila e sem pressa. Quando a maré está vazante, podemos ver os arrecifes, suas vegetações e também alguns peixes. Fiz uma caminhada da Pracinha de Boa Viagem até o Segundo Jardim e durante todo o caminho, me deparei com a tranquilidade e tive o sol suave da manhã energizando meu corpo que há tempos não tomava um banho de mar e de sol.
Escutando Céu e Maria Gadú no mp3 tive ainda mais a sensação de paz e harmonia interior e isso me fez muito bem.
Há um trecho de uma música da Céu que eu que escutei que diz o seguinte:
" Olho aberto, papo reto, o peito como bússola. Nenhum receio do lado negro da lua, que me guia...
O destino é um mar onde vou me desfazer, contente a deslizar na correnteza do viver..."
Essa música casou direitinho com o momento. Foi um belo passeio.

Café

Tenho algumas paixões na minha vida e uma delas é o café.
É muito bom tê-lo por perto nos momentos mais importantes do dia, como no café da manhã e no jantar. Durante o trabalho, ele complementa os pensamentos e tira aquela fadiga do final de tarde. Indispensável.
Seu aroma inebria seus admiradores e suas variações são sempre desejadas.
Meu preferido é o café no ponto. Nem forte, nem fraco. Nem doce, nem amargo. No ponto.
Quentíssimo. Café morno ou frio não é bom e para que tenha o efeito revigorante deve ser bem quente e bem preparado.
Nada de ferver o café no bule, isso só deixa ele ácido demais e muito denso. Adoçar somente na xícara, na hora de servir para evitar que o sabor do café fique comprometido.
Como acompanahmento, nada melhor que uma fatia de bolo de trigo, bem simples, sabor tradicional. Para variar, vale a pena colocar um leite bem quente e espumante no café, fazendo dele um grande deleite ao sabor.
Tem sensação melhor que acordar com o cheirinho do café?
Sem igual.

Preste Atenção

Hoje acordei escutando a Banda Comadre Fulozinha, que nasceu no Recife e nos proporciona em seus trabalhos lindas melodias e com um ritmo bem pernambucano.
Foi então que tive a idéia do texto de hoje, que fala um pouco sobre a atenção que devemos ter quando passamos por algum lugar, não deixando que nada fique esquecido e que saibamos exatamente tudo o que nos cercava e contribuía para a nossa passagem. É comum perguntarmos as pessoas sobre os locais que visitaram e elas nem lembram de detalhes importantes e referências que ajudariam na localização futura.
Isso reflete um pouco a importância que damos a determinadas situações ou pessoas que nos aparecem diariamente. Somos muitas vezes apresentados as pessoas, mas nem sempre lembramos o nome delas, ficando, somente, com uma vaga impressão da fisionomia.
Eu, particularmente, esqueço muito os nomes das pessoas, mas a fisionomia é muito presente na minha mente e dificilmente passa despercebida.
Passar por lugares, principalmente aqueles que ainda não conhecemos, é uma das melhores sensações que gosto de ter porque dessa forma renovamos nosso catálogo de imagens mentais e elevamos consideravelmente nossas chances de interagir cada vez mais com o mundo que nos cerca.
Não é necessário você escrever seu nome nos lugares, demarcando sua passagem, mas lembre-se bem daquilo de viu e se estiver com uma máquina fotográfica não hesite em captar o momento.
As situações mudam, as pessoas mudam, os lugares que hoje existem podem não existir mais em breve e ter uma bom arquivo mental o ajudará a ter imagens da evolução do mundo e das pessoas, fazendo com que você esteja integrado e contribuindo para tudo.
Seja perceptivo e pratique a curiosidade e atenção.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...