quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ideias Sustentáveis


Hoje vi algumas imagens sobre ideias que podemos adotar no nosso cotidiano para conter um pouco o desperdício e mais ainda, o acúmulo de materiais que usualmente não sabemos o que fazer com eles. A maioria são itens feitos de plástico e que só causam danos ao meio ambiente. Gostei de várias sugestões apontadas, mas vou usar nesta postagem a que mais me atraiu que foi o uso dos temíveis monitores velhos ou queimados, já que terminam se tornando elefantes brancos no lixo de qualquer um.
Uma solução criativa o transformou num abrigo para gatos. A pintura deu um tom totalmente diferente ao que era inutilizável e difícil de ser reintegrado ao meio ambiente. Nada melhor do que usar a criatividade para estes fins, embora algumas soluções sejam terríveis e nada bonitas.
Nem tudo que é reciclado é interessante e vejo algumas obras com pouca funcionalidade e muito trabalho, pois para transformar o que era lixo em obra de arte, são utilizados muitos recursos que nem sempre conseguem deixar o resultado final com um ar satisfatório e útil.
É bom quando percebemos pouco do que antes existia, ou seja, quando o material reciclado esconde muito bem o que foi no passado. Deixar os vestígios, marcas impressas, arestas mal cortadas ou simplesmente fazer um trabalho meia boca não vale. Temos que transformar de verdade e deixar o novo objeto com cara nova, pois assim assumiremos o real compromisso com a transformação, que é essencial num processo criativo como este. Se ficarmos reciclando por reciclar e sem nos preocuparmos com a funcionalidade e destinação dos resíduos, ficarmos só mudando o que não presta de lugar e fazendo com que a nossa reciclagem seja na verdade um alarme falso e sem efetiva ação.
Tudo pode ser ajustado a necessidade de cada um de nós e satisfação maior isso nos dá quando temos a possibilidade de ousar e de descobrir o que parecia muito óbvio, mas até então ninguém tinha feito. As criatividades são infinitas e fico só pensando como o mundo seria melhor se o homem desde cedo tivesse adotado estas preocupações com os seus resíduos, já que muita coisa que é jogada na natureza existem há muito tempo e não é de hoje que contribuem para a nossa desgraça e sujeira.
Uma visita rápida ao Centro do Recife podemos notar isso bem presente nas margens do Rio Capibaribe, pois a quantidade de garrafas PET impressiona e o que foi criado para ser um utensílio usual e mais prático do que o vidro, terminou se transformando numa arma terrível contra a nossa sobrevivência no planeta.
Seria melhor observar estas mesmas embalagens de outras formas, sendo úteis mesmo depois de esvaziadas. Como seria bom se o homem enchesse a sua mente com soluções criativas e que realmente fizessem a diferença para todos nós.
Vamos reciclar o homem e suas ideias, pois dele emanam todas as soluções e novos produtos diariamente levados ao mercado e que nem sempre são feitos de materiais renováveis.
A renovação é a chave para a reciclagem e começando esse processo pela nossa mente e compromisso já é um bom passo.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...