sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Pecando pelo Excesso

Hoje no Recife começam as maratonas para os bailes que antecedem o carnaval e a cidade já vai ficando agoniada com tantas mudanças para o período de folia. É avenida que é interditada para a montagem do Galo da Madrugada, são carros que batem nas gigantescas ornamentações de carnaval espalhadas pelas ruas, são lojas que se entopem de fantasias, são pessoas aflitas para soltar suas loucuras em três dias de festa pagã.
Recife tem grande tradição carnavalesca e isso é bonito de se ver, mas algumas ações que são tomadas são desnecessárias e comprometem os cofres públicos que gastam milhões com decorações que duram três dias, podendo investir em outras ações mais duradouras com o mesmo dinheiro. É incrível como para a reforma de uma escola a verba é demorada, mas para ornamentar o Recife Antigo o dinheiro jorra das torneiras dos cofres públicos. Tenho acompanhado nos jornais as brigas da oposição com a prefeitura sobre os gastos acima do esperado para o carnaval deste ano e concordo plenamente com a briga, pois acho que a decoração deve existir, mas não pode ser uma forma de gastar dinheiro desnecessariamente.
O bonito do carnaval não está nas decorações estáticas e sim na vivacidade das pessoas que se fantasiam e alegram todos os pólos de animação espalhados pela cidade. Tenho a impressão de estar sufocado quando vou ao Recife Antigo no período de carnaval já que em algumas ruas fica até complicado andar por causa da intervenção das decorações, que tiram a beleza do local e deixam em segundo plano o folião. Alegorias devem existir na avenida, na cabeça das pessoas, nos corpos que freneticamente dançam os três dias nas avenidas lotadas e fazem do nosso carnaval um dos maiores e mais bonitos.
Todo ano é a mesma coisa: Gastos desnecessários e ornamentação montada em cima da hora.
Quando será que a prefeitura vai entender que o carnaval não é isso e que para termos uma festa realmente bonita não precisamos deixar nossas ruas entupidas de blocos de cimento, de estruturas metálicas que impossibilitam ver nossos lindos casarios abrilhantando ainda mais a nossa festa mais importante do ano.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...