domingo, 10 de outubro de 2010

Poção e Pesqueira

Poção é uma cidade pequena e que fica a uns 25 km de Pesqueira, que é maior e mais desenvolvida. Ambas possuem tradições religiosas parecidas e artesanato bem peculiar, movido pelos doces e pela renda, que ali é vendida em vários lugares, sendo ofício de muitas famílias.
Em Pesqueira visitei o Santuário de Nossa Senhora das Graças e lá em cima pude ter uma visão linda da cidade que cresceu muito desde a última vez que fui por lá, há mais de 15 anos. Em Poção tinha ido há muito tempo também e perdi a conta dos anos. A visão da cidade de Pesqueira pode ser vista através de um mirante que foi instalado lá e que possibilita uma visão bonita e perfeita da cidade.
O Cruzeiro de Poção é um lugar de oração e de meditação. É uma reunião de vários pontos religiosos onde todos os santos tem vez e possuem o seu altar. Num só lugar estão reunidas as estações de Via Sacra, as etapas da vida de Cristo e também existe um local destinado ao depósito das relíquias e promessas de pessoas que buscam nos seus Santos de devoção um caminho para conseguirem chegar mais perto de Deus.
A vida pacata das cidades impressiona e o clima seco do sertão é algo que é logo notado quando chegamos aos locais. A estrada para Pesqueira está boa, mas a que dá acesso a Poção está triste e cheia de crateras lunares, que desafiam as habilidades de qualquer motorista.
Valeu o passeio e estava com a minha família, o que só tornou o momento algo mais confortante. De Garanhuns para lá é pertinho e gastamos pouco mais de uma hora para chegar no local. Foi um passatempo de domingo para deixar o feriadão com uma cara diferente e também para relembrar os meus tempos de criança que sempre eram embalados pelas viagens que fazíamos por estas cidades que ficam nas redondezas.
Uma coisa funcionou: minha sobrinha mais nova se comportou na cadeira de elevação e incorporou a princesa que eu disse que ela deveria ser. Já a mais velha enjoou e comeu pouco, algo incomum na vida dela já que esta tem apetite de leão.
Domingo no interior é assim...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...