quinta-feira, 12 de abril de 2012

Capciosa, Manhosa...

Perguntinhas capciosas podem salvar ou condenar alguém.
Hoje me deparei com isso num processo trabalhista, onde duas perguntas benfeitas e oportunas fizeram a diferença e afastaram de vez as duas testemunhas que poderiam prejudicar um processo bem defendido e recheado de documentos importantes.
Mas como fugir deste tipo de manha?
Bem, percebo que a maioria das pessoas que cai nestas armadilhas são aquelas que desconhecem o significado das palavras, não ficam atentas aos detalhes ou são mentirosos descarados. O Direito é cheio dessas coisinhas e se não estivermos vigilantes a cada ato processual que será de suma importância para o resultado final e consequente obtenção dos pedidos fundamentados na inicial.
Se um advogado mal instruído e que não conversou previamente com os seus clientes, ingressa numa audiência com uma “cara de paisagem”e sem saber o que realmente é necessário para que o processo tenho sucesso, certamente o final desta história trágica deixará as partes inconsoladas e chorando pelo leite derramado que azedou antes mesmo do juiz tomar a decisão sobre os fatos alegados.
Se bem usadas, as perguntas capciosas, ardilosas, manhosas ou como queiram chamar, são úteis e podem nos ajudar a sair de situações ruins e que venham a nos desfavorecer, especialmente se estivermos sendo acusados de fatos que não sejam verdadeiros ou distorcidos, cheios de arestas. Na audiência de hoje, as perguntas capciosas foram benéficas, pois mostraram a mentira descarada sendo usada como forma de acusação e que buscavam tão somente coletar mais dinheiro de uma empresa que já tinha pago todas as suas obrigações trabalhistas em dia e de forma idônea.
Em alguns momentos pego abuso do Direito não pela ciência, mas pelo uso inadequado de uma ferramenta que está sempre disposta a ajudar a sociedade, resolvendo suas injustiças e mostrando o que é correto e verdadeiro. Algumas pessoas ainda enxergam a ciência como meio de enriquecimento ilícito e também como uma forma de detonar as pessoas e as empresas com acusações falsas, sem fundamento e cheias de controvérsias.
Para estes tipos de pessoas, a pergunta, quanto mais capciosa for, mais será válida e necessária para o aparecimento da verdade dos fatos.
Injustiça não deve ser praticada e o julgamento precisa ter correlação com a verdade e exatidão dos atos, onde uma boa instrução será sempre importante para coletar todos os dados necessários para um excelente resultado e consequente decisão judicial.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...