sábado, 1 de março de 2014

Acorda Recife, Acorda...

O desfile do Galo da Madrugada começa cedo e carrega consigo milhões de pessoas dispostas a frevar até o fim da festa que acontece no centro do Recife e atrai muitos foliões. Este ano percebi um público bem maior invadindo as ruas estreitas da cidade, mas isso não foi impeditivo para que as pessoas perdessem o pique ou ficassem com medo da multidão. 
O Galo da Madrugada passa com muita popularidade, descontração e alegria, onde cada fantasia recebe um toque diferenciado dos foliões que escolhem as melhores opções de aproveitar a festa, seja em camarotes ou no meio do povo. Este ano fui para a rua e confesso que estava um pouco apreensivo com a multidão de pessoas, mas o que vi foi muita alegria e descontração, sem confusão e com a organização necessária para conter um público tão grande, já que a empolgação é tanta que os carros alegóricos e trios elétricos tem um pouco de dificuldade de se movimentar.
As fantasias são um capítulo à parte desta festa e cada detalhe é pensado com muita criatividade e esmero, pois a grandiosidade das produções que encontramos são bem significativas e mostram como as pessoas são capazes de inovar e ousar quando desejam. Numa festa de carnaval tudo é muito misturado e isso termina sendo o tempero ideal para a animação correr solta por todos os lugares, já que a energia não acaba tão cedo na festa que só tem hora para começar.
O carnaval do Recife começa de verdade com o Galo da Madrugada, mesmo tendo sua abertura oficial um dia antes e com muitos artistas lotando o Recife Antigo. Todos esperam por este dia e fazem deste momento a forma maior de descontrair e esquecer um pouco das responsabilidades que a rotina nos cobra insistentemente. Este ano o homenageado do bloco foi o Ariano Suassuna, que teve parte da sua obra retratada nos carros alegóricos e fantasias dos organizadores. O galo, como sempre, estava imponente, lindo, recebendo todas as pessoas que estavam dispostas a um bom frevo no pé.
Os festejos de carnaval aqui em Pernambuco estão apenas começando e durante todos os dias sempre haverá um foco de animação que atrairá os amantes desta festa tão brasileira.












Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...