sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Utilidade Pública?

Achei uma boa utilidade para a passarela do Pina...
Ela proporciona uma boa visão da Avenida Herculano Bandeira, à noite, quando o trânsito é intenso e os carros geram uma grande imagem com as suas luzes ligadas. Pelo menos nisso o trânsito caótico da cidade é bonito...
Digo isso porque nunca vi obra mais faraônica na minha vida, por três motivos:
O local tem pouca circulação de pessoas, mesmo estando próximo ao Shopping RioMar e além disso a passarela está totalmente desativada para o que se propôs, ou seja, nem os elevadores e nem as escadas rolantes estão funcionando. Sem contar que o trecho que ela "livra" os pedestres é pequeno demais e não estimula ninguém a subir e descer escadas, enquanto podem, simplesmente, passar a rua.  Bastava um sinal de trânsito rápido no local que resolvia a bronca. O dinheiro que foi gasto com a implantação daquela passarela foi desnecessário, já que um projeto menos suntuoso e mais funcional deveria ter sido feito.
As subidas das escadas rolantes estão sendo alvo do vandalismo e fica até perigoso você circular por ali em alguns horários. Eu ainda me arrisquei por curiosidade e porque queria ver como estava o estado de conservação da obra. Comprovei que está bom, mas precisa ser mais funcional, com segurança e iluminação adequada, voltando a ter todas as suas escadarias elétricas funcionando e proporcionando mais conforto e segurança ao cidadão. 
Na verdade aquele local recebeu duas obras que somente agora, após seis anos da finalização, mostram um sentido para existir. 
O túnel antes levava o nada ao infinito e a passarela parecia mais um monumento aos seres do espaço do que realmente uma via de acesso.
Com a construção do Shopping RioMar e da Via Mangue, notamos que há um sentido para que elas existam e podem, sim, ser úteis, mas precisam ter manutenção, iluminação e segurança.
Pelo menos uma foto bonita ela proporciona...
O bairro do Pina é muito movimentado no início da noite, pois recebe todo o fluxo de carros vindo do centro da cidade em direção à zona sul, mais especificamente ao Bairro de Boa Viagem e à cidade de Jaboatão, através dos bairros de Prazeres, Piedade, Candeias e Barra de Jangada.
Perto dela há também a perigosa e interminável passarela do Bairro de Joana Bezerra que é possível somente durante o dia, já que à noite os perigos de assaltos e outras coisas piores é bem grande. Enquanto o Fórum está funcionando, ótimo. Depois do funcionamento, fuja do local. É roubada na certa.
Esta é toda vermelha e parece outro monumento, só que este para marcar os anos do PT no governo da cidade, que teve dois lados: o bom e o péssimo.
Essas são duas pequenas citações de obras caras e que comprometem o dinheiro público de uma forma não muito produtiva e se formos analisar cada ponto da Região Metropolitana do Recife, iremos encontrar muitos outros exemplos.
O Centro Cultural Miguel Arraes, em Jaboatão, é outra edificação ao descaso, mas isso é assunto para outro texto, pois ali a situação é ainda pior. O local, que deveria ter sido usado para fazer túnel e passarela, foi usado para dar espaço a um espaço cultural pequeno, ainda sem uso, e que está sendo tomado pelo mato e pelo tempo. A obra ficou um castelo fantasma antes mesmo de nascer.
Coisas do Brasil...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...