sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Mosaico

De forma proposital ou para aproveitar restos de cerâmica, azulejos, mármores, granitos e outros tipos de pedras, o mosaico é uma das artes mais usadas nas construções e nas artes. É uma forma de juntar os pedacinhos de várias formas e cores para dar um conjunto harmonioso a algo que poderia estar esquecido ou sem forma adequada.
Temos o dom de fazer das nossas vidas um mosaico também, aonde vamos juntando os pedacinhos que ao longo do tempo acumulamos e que fazem parte de nós, permitindo que com isso possamos construir um contexto de nós mesmos, onde poderemos ter uma superfície plana, talvez brilhosa, mas com muitos pedaços diferentes e impossíveis de serem iguais.
Cada situação que vivemos podem até serem parecidas, mas jamais serão iguais e não há como comparar as nossas vidas com as dos outros, mesmo que caminhemos numa mesma linha do tempo, tendo as mesmas contribuições de desejos. O mosaico é diferente e cada um dará o seu jeito pessoal à colagem de pedras, fazendo com isso desenhos abstratos, definidos ou quem sabe até nem desenhando nada, deixando a vida simples demais e sem muitos detalhes.
A primeira palavra que me vem à mente quando vejo um mosaico é "paciência" e a outra é "criatividade", pois se não formos pacientes e não destinarmos um pouco de criatividade em tudo que fazemos diariamente, jamais teremos uma vida diferenciada e cheia de formas diferentes como a da parede acima que fotografei.
A foto mostra uma escada simples, mas que foi enfeitada de ambos os lados por um mosaico colorido e muito bem feito, o que causou um grande impacto na entrada da casa e fazia com que a casa simples sem tornasse um destaque na rua que estava situada.  Se soubermos utilizar bem os pedaços da nossa vida, faremos grandes obras com ela e com isso poderemos mostrar a todos que a nossa existência vale mais do que o resto que foi ficando no caminho e que estes podem ser reaproveitados para novas conquistas e ótimas mudanças de vida.
Não faça do seu mosaico algo simples demais, pois esta arte já é chamativa por natureza, seja pela riqueza de detalhes ou pelo imenso diferencial de formas que apresenta. Escola a sua forma, sua cerâmica e faça o melhor que puder, nunca esquecendo de colar bem todas as pedras para que o seu caminho não fique com falhas e você tenha que ficar voltando para consertar. Talvez não encontre pedras adequadas para o encaixe e seu trabalho pode ficar muito comprometido.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...