sábado, 5 de outubro de 2013

A Diversidade da Rua do Lavradio

O Rio de Janeiro tem muitas diversidades, mas na Lapa residem as maiores e que geralmente nos levam a pensar mais sobre a cultura de um modo geral, pois o bairro tem tradição de abrigar ótimos bares, restaurantes e muitas lojas.
No primeiro Sábado de cada mês, acontece um evento que resume bem essa diversidade, que é a Feira da Rua do Lavradio, um misto de artesanato, culinária, música e outras manifestações culturais. Fui conferir de perto o evento e gostei do que vi, embora tenha achado parecido com a Feira da Praça XV, que tem o foco nas antiguidades. A Feira da Rua do Lavradio vai além e oferece ao público várias opções de compra e divertimento, com preços e gostos variados.
A feira termina no final de tarde, mas a Rua do Lavradio fica movimentada durante toda a noite, gerando opções de divertimento para públicos de todas as idades. É difícil encontrar uma rua que não tenha muitas pessoas bebendo e em algumas delas o som eletrônico faz da festa algo único, comprometendo a circulação de pessoas e fazendo com que muita sujeira seja jogada nas ruas.
O evento movimenta muito a área e possibilita ao visitante conhecer um pouco mais das opções que estão além dos Arcos da Lapa, pois geralmente é só isso que os visitantes se interessam em conhecer. Percebo que a Lapa necessita de uma boa revitalização e o cuidado da prefeitura com a limpeza deve ser redobrado, uma vez que sempre encontramos resíduos diversos deixados pelos turistas e também pelos inúmeros moradores de rua que estão fazendo do local um abrigo constante para as suas desordens. Geralmente quem mora na rua acumula entulhos e todos eles terminam jogados em áreas onde a visitação é constante e que merecia ter um pouco mais de manutenção.
A diversidade da área é sempre benéfica para a cultura, mas nem sempre esta explosão de arte reflete em educação e civilidade, causando em alguns pontos uma má impressão e descontentamento, devido ao perigo iminente de algumas áreas.
De qualquer forma, conheci a Feira do Lavradio, famosa e que muito nos remete ao passado onde produtos diversos eram vendidos na rua e faziam felizes e satisfeitos muitos comerciantes e compradores. Há muitas artes diferenciadas, mas muitas não apresentam tantas novidades assim. O bom é ver tudo reunido num só lugar e poder ter um dia onde a reunião de divertimentos fazem do passeio algo útil e que agrega muito ao nosso lazer.
Anotem para uma futura visitação:
Feira da Rua do Lavradio - Todo primeiro Sábado do mês, das 10:00 às 18:00.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...