sábado, 2 de abril de 2011

Quando a Informação Falha

Hoje em dia, nossa dependência dos meios de informática é grandiosa e qualquer falha acarreta um grande transtorno para todos nós, gerando atrasos e muita correria no trabalho ou até na vida pessoal. As formas de comunicação e meios de executar atividades estão cada vez mais automáticas e muitas vezes totalmente virtuais e sem o mínimo contato humano.
Se falha a rede de comunicação, a internet, o sistema operacional ou o banco de dados, está instalado o problema e a bomba explode ainda mais fortemente se não dispusermos de recursos de proteção, como anti-vírus, backup e arquivos organizados para na hora da procura encontrarmos tudo que necessitamos no nosso disco rígido.
Cada vez fica mais fácil o processo de administração dos meios de informática, já que atualmente dispomos de pequenos objetos que nos salvam de grandes apuros e podemos citar o pendrive e o cartão de memória como sendo os grande aliados deste grande aglomerado de mídias que antes lotavam nossas estantes e terminavam sendo danificadas quando caiam ou eram armazenadas de forma inadequada. Hoje cabem no nosso bolso e são fáceis de transportar, além de serem mais seguros e terem memória de elefante.
O tamanho dos computadores também diminuiu e os notebooks deram espaço aos netbooks que são mais ágeis e usam somente os recursos necessariamente indispensáveis para o uso pessoal de um computador que precisa estar com o seu dono em todos os lugares que ele desejar. Outro fator é a internet, que com os seus modems 3G deixam qualquer um conectado com o mundo, onde quer que esteja, digo, onde quer que o sinal esteja.
Fica bem clara a nossa dependência dos meios virtuais de comunicação e sabemos que fugir deles é burrice porque mesmo com os grandes atropelos que nos causam nas horas mais improváveis, os benefícios que nos trazem para facilitar a nossa vida não possuem preço e devem ser seguidos por todos nós.
Então, se a necessidade obriga, faça o seguinte: me adiciona no Orkut, curta minhas fotos no Facebook e siga-me no Twitter, mas não esqueça de deixar aquele recado urgente no MSN e nem de ser seguidor do meu blog.
É a vida cada vez mais virtual e moderna.

Deixo a música "Pela Internet", do Gilberto Gil, que há tempos foi escrita e está muito atual...


Criar meu web site
Fazer minha home page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleja ...

Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé

Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut de acessar
O chefe da Mac Milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus para atacar os programas no Japão

Eu quero entrar na rede para contatar
Os lares do Nepal,os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...