domingo, 19 de setembro de 2010

Nossa Senhora dos Prazeres

O PHNG - Parque Histórico Nacional dos Guararapes - abriga uma das mais belas visões do Recife e Jaboatão dos Guararapes e tem no seu acervo a igreja de Nossa Senhora dos Prazeres. Neste monte foi travada a Batalha dos Guararapes e anualmente acontece a Festa da Pitomba, no mês de Abril.
É um local com brisa refrescante e muito verde, ainda que isto seja quase inacreditável para uma cidade grande como Jaboatão dos Guararapes. A subida até a igreja eu já tinha feito há algum tempo, de bicicleta, e confesso que foi bem emocionante, já que sai de casa às 05:00 e quando cheguei lá as pessoas estavam subindo o morro para assistir a missa das 07:00.
A surpresa que tive desta vez foi ter visto o Altar totalmente reformado e reluzente. Perfeição em cada detalhe. A igreja estava sendo preparada para um casamento que iria acontecer à noite e na minha opinião o que precisava ter como enfeites eram somente os focos de luz nas paredes e algumas flores no altar e na entrada, somente.
É um pecado enfeitar uma igreja que tem beleza de sobra para nos mostrar...
O interior da igreja é pequeno e estava lotado de enfeites que seriam mais adaptados a um espaço maior para não dar aquela impressão de aperto e saturação. Muito tecido pendurado e no chão, escondendo a beleza antiga e que precisa ser mostrada. Acertaram nas flores, mas erraram na quantidade.
Se formos pensar no exemplo acima, veremos que nem tudo merece retoques ou enfeites. Nossa vida e nossas pessoas são belas e na maioria das vezes não precisam de retoque algum para permanecerem assim. Saturar o que é leve e naturalmente perfeito não é uma atitude inteligente, pois omite o que há de mais bonito e que jamais ficará feio.
Fica o registro aqui no blog desta bela igreja que revisitei e que muito me agrada e encanta.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...