terça-feira, 10 de setembro de 2013

Gelada de Gelo

A higiene é algo sério e deve ser seguida com cuidado para que não tenhamos problemas de saúde e também para que muitas epidemias não sejam causadas pelo uso incorreto dos meios naturais que temos. Já me deparei com muitas surpresas na vida, mas, nos últimos dias, tive uma surpresa quando vi a forma desordenada que uma fábrica de gelo oferecia o seu produto aos consumidores, pois a total falta de higiene era a característica principal da matéria prima de muitos aperitivos que seriam servidos nas redondezas.
O ocorrido aconteceu no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, mas em Copacabana, bairro nobre da cidade, vi algo parecido, quando centenas de sacos de gelo eram vendidos abertos, no chão do calçadão. Mesmo estando acomodados em sacos plásticos, estes não tinham vedação na parte superior e poderiam muito bem contaminar o conteúdo se fossem guardados em local inadequado, já que a base do saco teve contato com todas as impurezas que o chão oferecia. Gelo deve ser vendido lacrado, em local adequado e não exposto no chão desta forma.
Voltando ao Vidigal... O que vi foi uma fábrica que oferecia o gelo diretamente ao cliente, em sacos também abertos e colocados no chão. O local era totalmente inadequado, pois o chão nada mais era do que a canalização do esgoto e por ali deveriam passar vários insetos e ratos durante todo o dia. A vigilância sanitária deve desconhecer a empresa e duvido muito que tenha licença de funcionamento, já que a total precariedade da operação, fazia com que fosse inacreditável o seu registro.
O mais engraçado é que muitas pessoas estavam ali, comprando o produto normalmente e levando para as festinhas de domingo ou levando para a praia, que fica logo em frente. Era normal para todos aquele procedimento e a higiene era o que menos contava na hora da compra. Talvez buscassem o preço ou a comodidade, pois o enchimento do saco era bem rápido e bastava uma solicitação do comprador para que o gelo fosse triturado na hora.
Encontramos outros exemplos por aí e muita gente ainda não se alertou para isso, já que esquecem das noções básicas de higiene e não se alertam para este cuidado desde sempre. Quando temos esta noção com a nossa educação doméstica e escolar, fica mais fácil conseguirmos evitar as doenças e contaminações, pois se percebermos bem, muitas vezes nós somos os causadores de muitas nojeiras que encontramos e não há fiscalização eficaz que dê jeito ao descuido da população para consigo mesma.
É uma gelada de verdade. Gelada de gelo, sem chances de aquecimento e de manutenção da nossa vida de uma forma mais plena e eficaz.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...