quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Mercadinho, Mercadão...

Com sua estrutura de ferro, importada da Europa no século XIX, o Mercado de São José é o vilão dos bolsos mais inquietos, pois suas lojas oferecem de tudo um pouco e lá podemos encontrar objetos de decoração, artesanato, cartomantes, artigos de umbanda, roupas, artigos de couro, alimentos, ervas, imagens santas e profanas, rendas e por aí vai...
É uma delícia andar por lá, pois as coisinhas que encontramos são encantadoras e nos fazem esquecer dos limites do dinheiro e gastar sempre um pouco além da conta. Acho quase impossível ir lá e não trazer nada, a não ser que a pessoa esteja lisa e sem condições de gastar um centavo.
Já na entrada podemos ter a noção do que vem pela frente, pois as inúmeras lanchonetes oferecem o tradicional Caldo de Cana com Pão Doce, uma iguaria que enche o bucho e deixa aquele gostinho de quero mais. Tem peixe, queijo de coalho, queijo de manteiga, frutas de época e muitas pessoas circulando.
Ao entrar podemos nos dar ao luxo de escolher a rua mais adequada aos nossos desejos, pois cada uma delas tem um segmento, igual a um shopping.
O difícil não é escolher a rua, é passar por elas sem perder um tempinho vendo as novidades da arte e da cultura, pois tudo é muito tradicional e pitoresco e para quem visita a cidade é o melhor local para comprar uma lembrancinha e levar um pouquinho de Pernambuco para onde for.
A área que não me agrada muito é a que é destinada aos frios e carnes, pois o cheiro forte de camarão e peixes deixa o local meio impróprio para os que não suportam odores acentuados e constantes. Acho engraçada a área que vende ervas, pois para cada tipo de mazela existe uma folhinha que cura ou que pelo menos nos deixe com uma sensação bem melhor que antes. 
Sem contar que há a consultoria especializada dos adeptos do candomblé que ainda ensinam a reza adequada e a forma apropriada de usar as ervas, seja ingerindo ou usando no banho.
Faz um pouco de medo andar pelas áreas que vendem artigos de umbanda, pois a cada volta nos deparamos com o capeta em gesso e nas cores preta e vermelho. 
A visita se torna um deleite e gosto sempre de fazer isso quando vou ao centro da cidade, pois da mesma forma como nos atualizamos nas lojas mais sofisticadas, o Mercado de São José nos deixa por dentro das últimas tendências do artesanato e nessa época já adianta as coleções de carnaval que já reinam nas prateleiras.
E viva a nossa história.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...