quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O Calor do Recife

Registrei esta fotografia no Recife Antigo e o interessante é que os pombos estavam fazendo algo que nós, humanos, sempre fazemos, principalmente nas paradas dos ônibus, quando o sol está muito quente e impede um conforto maior nas ruas da cidade. A sensação térmica por aqui é absurda e a umidade do ar também, fazendo com que em alguns momentos até nos sintamos mal de tanto transpirar, pois o nosso corpo perde muita água e se não formos vigilantes, poderemos ficar desidratados e sem forças para realizar muitas atividades.
Como é ruim tomar um banho e já se sentir suado ou até sentir a roupa colando no corpo devido ao suor excessivo que escorre do nosso corpo. Isso é reflexo de todas as épocas e não é só no verão que sentimos esse desconforto. No inverno diminui um pouco a temperatura, mas o calor mesmo assim existe e faz com que sejamos escravos do ar condicionado e dos ventiladores, que muitas vezes nos causam alergias e alterações de temperatura que comprometem a nossa saúde.
Fugir do sol é nossa tarefa cotidiana e quem ainda fica exposto a ele é quando está numa boa praia ou numa piscina bem limpinha. Fora isso é queimação geral e não há criatura no mundo que resista aso seus raios, cada dia mais intensos e nocivos.
Até nas cidades mais frias do Estado, o calor está intenso e a sensação muitas vezes é que estamos um deserto, pois nos locais mais descampados a poeira que sobe é impressionante e deixa o visual um pouco parecido com os desertos que encontramos por aí. Quando viajamos pelo interior, alguns rios estão secos e a vegetação que antes era verde, agora é cinza, seca, triste. Tudo isso decorrente do calor que tem sido notado em todos os dias, onde a chuva é representada por pingos que não conseguem molhar o chão e só nos fazem sentir um pouco do cheiro de terra molhada, que é tão cheiroso e me traz boas lembranças da minha infância, quando escutava minha mãe dizer que aquele era um dos aromas mais gostosos que ela gostava de sentir. Até hoje ela comenta quando sente esse cheirinho tão bom de chuva e que faz a poeira baixar e ameniza um pouco o calor que o ambiente possui.
Vamos hidratar o corpo e torcer para que a chuva volte para diminuir tanta desgraça e fome, pois no sertão o que mais escutamos falar é sobre a imensa carência de água, nas regiões onde este líquido tão essencial é fonte de vida para muita gente que planta e colhe e precisa dele para irrigar as suas esperanças em dias melhores e menos quentes.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...