domingo, 4 de janeiro de 2015

Trocadilhos

Os trocadilhos que encontramos nos mais variados produtos vendidos como lembrancinhas dos lugares turísticos são um detalhe à parte de qualquer viagem e se alguns parecem grosseiros demais, digo que isso é apenas um detalhe para a grande criatividade que carregam, pois em algumas situações ficamos pensando a seguinte frase: 
"Como não pensei nisso antes..."
Verdade. 
Os trocadilhos são uma maneira simples de mudar totalmente o contexto de uma frase e fazer dela algo engraçado, safado, pitoresco, obsceno, surreal, mas de muito encanto. Não há como deixar de perceber os detalhes que eles carregam e como podem transmitir grande deboche daquilo que estamos acostumados a vivenciar diariamente, só que de uma forma mais séria.
A falta de dinheiro, o sexo e os costumes são os temas mais usados e notamos isso nas camisas e em alguns objetos de artesanato que encontramos, os quais servem, em determinados casos, somente para divertir, já que enfeitar a casa ou usar tal item é algo que causa um pouco de vergonha e os mesmos terminam sendo usados nos momentos mais incomuns ou nas fantasias improvisadas de carnaval que as pessoas usam para se divertir e para tirar onda da vida que nem sempre é alegre e cheia de satisfação.
Gosto deste tipo de arte e acho que são uma representação clara da simplicidade do nosso povo que sempre sofre e mesmo assim não desiste dos seus destinos e coloca a alegria e descontração para derrotar a tristeza e as agonias que a vida apresenta diariamente. Se não podemos ter o que desejamos, pelo menos nos divertimos com isso e criamos assim uma forma salutar de esquecer o que nos preocupa e fazer disso um momento de descontração e pura sabedoria, pois algumas frases ou desenhos são de uma verdade que dói e fazem com que muitas reflexões sejam feitas tendo como base a safadeza e baixaria de algumas frases trocadas.
Acho válida a tentativa do homem de sempre encontrar caminhos para as suas desgraças, nem que sejam em frases de efeito que lhe tirem do sério por alguns momentos e façam com que ele pense diferente ou esqueça os seus problemas cotidianos que só insistem em tirar a sua paz. 
Não podemos, porém, fazer da vida um trocadilho constante, pois a certeza dos nossos caminhos não deve ser esquecido e isso é o que nos motiva para descobrirmos que o trocadilho de hoje pode ser a certeza de amanhã, quando iremos rir da nossa desgraça passada e colher os frutos do sucesso presente.
Façamos um trocadilho, substituindo a falta de compromisso pela consciência dos nossos dias, buscando com isso uma colheita farta de boas frases, onde cada uma delas demonstra a nossa evolução como seres humanos e faz a nossa vida ter um significado realmente perfeito e não cheio de duplos sentidos. Somente como a certeza dos desígnios é que a vida se mostrará realmente bela e cheia de bons resultados para todos nós.




Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...