segunda-feira, 13 de junho de 2011

Santo Padroeiro

Hoje é feriado em Garanhuns, pois comemoramos o dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade. Falei com minha mãe hoje cedo e ela me falou que ontem viu algumas fogueiras acesas para celebrar o dia do Santo e quando lembrou de todos os filhos pequenos brincando na fogueira terminou chorando e vendo que agora o tempo é outro e que agora não os tem mais por perto para brincar na fogueira e com isso alegrar a noite de Santo Antônio.
Era bom mesmo...
Sempre passávamos a noite toda na fogueira e era tradição reunir meus primos e primas lá em casa para soltarmos fogos e assar milho na fogueira. Isso se repetia nos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro. Haja madeira para queimar...
Ninguém se importava com o cheiro de fumaça na roupa e com a barriga inchada que o cheiro de pólvora deixava em todos nós. Queimaduras eram tratadas como medalhas de uma batalha sem fim pela maior explosão que podíamos ter e isso era feito com muita alegria no coração e sempre observado de perto pelos nossos pais e vizinhos que participavam de tudo.
Era o momento da vizinhança conversar, de trocar comidas típicas ou de ajudar o outro a acender a sua fogueira, já que nem sempre a madeira era seca ou o tempo ajudava, pois nessa época caem alguma chuvas para danificar as fogueiras.
Tempo bom que não volta mais e só nos faz ficar com a lembrança. Ainda bem que vivemos tudo isso e hoje podemos contar.
Foi isso que disse para minha mãe: Alegre-se pelas lembranças boas e não fique triste pensando besteiras. Ótimo que seus filhos brincaram e agora fica na sua lembrança momentos tão bons. Hoje podemos brincar de outras formas, com as sobrinhas ou quem sabe relembrando com os primos e seus filhos, que já fazem parte de outra etapa da família, que nunca foi grande, mas que com o passar do tempo foi se ramificando e criando outros laços.
Salve Santo Antônio e toda a sua fama de casamenteiro e que ele possa nos proporcionar sempre boas lembranças e alegrar os nossos corações.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...