domingo, 10 de março de 2013

Ser de Luz

Mariene de Castro lança neste mês o CD e DVD "Ser de Luz", em que presta uma bela homenagem à Clara Nunes, cantora de grande sucesso e que muito nos faz falta no cenário musical brasileiro. O trabalho consagra ainda mais esta sambista que aos poucos conquista mais público e se torna um pouco mais popular, já que talento de sobra ela tem e consegue realizar ótimos trabalhos na sua pequena, mas sólida, carreira musical.
O DVD possui 21 músicas e mostram um pouco da carreira de Clara, algo que é bem sensível aos corações daqueles que nunca deixam de escutar as belas composições que fizeram época na década de 70 e 80. Clara fez parte da minha infância e sempre escutava aos domingos os seus LP's, pois meus pais eram fãs e dia de domingo era dia de MPB, a melhor possível, e Clara não podia faltar.
Hoje a hipocrisia das pessoas retrata a música de Clara Nunes como sendo, apenas, músicas de candomblé, mas esquecem todos que a cantora foi a que mais representou as nossas origens e trouxe para a MPB as nossas músicas mais brejeiras e que faziam parte somente das rodas de samba dos negros. Hoje temos a Rita Ribeiro e agora a Mariene de Castro, que com sua voz forte, destemida, consegue mostrar a força que Clara tinha e que ainda hoje resiste em nossas lembranças.
A herança musical que Clara nos deixou é incrível. Tenho um livro que fala da sua vida e muitos Cd's com suas músicas e basta olharmos para as cantoras atuais para percebermos que muitas sofrem influência direta da cantora, seja com as roupas que usam ou com as músicas que são regravadas e que ganham novos arranjos e vozes.
Clara realmente era um ser de luz, pois sua beleza e competência musical fizeram dela uma artista inesquecível e que agora é revisitada por Mariene de Castro, que é espetacular no palco e traz consigo uma carga enorme da cultura popular que muitas vezes esquecemos para dar lugar a outras influências que não possuem o nosso jeito e tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...