segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Decorar com Arte

A decoração bem elaborada em períodos festivos só engrandece uma festa e faz com que as pessoas compreendam melhor o sentido da comemoração, das pessoas homenageadas e as contribuições que trouxeram para que tudo acontecesse da forma planejada. Aqui no Recife, o carnaval tem como tema duas pessoas que fazem parte da história de Pernambuco, que são Alceu Valença, cantor, e José Cláudio, artista plástico.
Por onde andamos, notamos a influência dos dois e o que é mais bonito de se ver é que as músicas de Alceu Valença ganharam vida nos telões que representam as mulheres e o carnaval que ele tanto canta nas suas músicas. A mistura ficou por conta dos traços de José Cláudio, que mescla as influências mais populares aos traços ligeiros e que remetem ao movimento da sua arte.
Nas ruas da cidade podemos encontrar muitos animais, dragões, mulheres mascaradas, mulheres sensuais e uma completa identificação com os homenageados deste ano, o que torna a festa bem atrativa e carismática. Outro ponto muito positivo foi que as ruas do Recife Antigo ficaram mais livres e com espaço de sobra para os foliões aproveitarem a festa com mais intensidade e menos tumulto. Temos um acervo arquitetônico bonito e mostrá-lo com um alinhamento perfeito ao carnaval é uma forma de valorizar tudo que temos e não esconder com alegorias imensas e que terminam atrapalhando a visão e diversão de todos.
O palco do marco zero está grandioso e terá efeitos especiais de um dragão que soltará fumaça e deixará a festa ainda mais envolvente. As ruas receberam enfeites coloridos e sem exageros, trazendo para todos os locais do centro da cidade o espírito do carnaval que contagia a todos.
No último sábado, o Baile Municipal do Recife trouxe uma ornamentação bonita e bem mais simples que a dos anos anteriores, mas com um efeito visual mais acolhedor, haja vista que não cansou a visão dos foliões que estavam ali para se divertir com todas as atrações que foram oferecidas.
Ainda esta semana será montado o Galo da Madrugada e esta é uma surpresa que ainda não foi divulgada para os recifenses. Como haverá uma homenagem ao Luis Gonzaga, muitos falam que o galo seguirá este padrão e incorporará o rei do baião na Avenida Guararapes.
Seja como for, a decoração influencia muito nas festas e faz a diferença onde estiver. O excesso deve ser medido e somente o indispensável deve ser mostrado, porque enquanto muitos olham para estes detalhes, outros nem se importam e pensam somente na agitação oferecidas pelas festas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...