quinta-feira, 21 de abril de 2011

Feriadão

Cheguei na cidade de Salvador para passar o feriadão de Páscoa e me deparei com uma cidade nublada, sem a vitalidade dos dias normais. Aos poucos o dia foi melhorando e as nuvens de chuva deram espaço ao sol e a alegria de um dia propício para passear, conhecer e rever os pontos turísticos da cidade.
Logo cedo fui ao Pelourinho e andei por todas as suas ladeiras e lojas e vi uma imensidão de oportunidades de lembrancinhas, para todos os bolsos e tipos de pessoas. A parte histórica da cidade está muito deteriorada e clama por uma reforma urgente em todos os seus casarões e igrejas. Fiquei muito triste ao ver a Igreja do Santíssimo Sacramento abandonada, com os vidros quebrados e portas de entrada cheias de lixo. Sua escadaria cedeu espaço para as peladas de futebol e em todos os lugares do monumento o que se vê é muito descaso e falta de manutenção a um patrimônio da humanidade.
O Largo do Pelourinho está bem mais conservado, pois a maioria dos casarios que ali estão são mantidos por empresas ou instituições que fazem deles museus ou centros de informações turísticas. A Fundação Casa de Jorge Amado está como sempre azul da cor do céu e todas os olhares são praticamente para o seu esplendor. Se andarmos mais um pouco veremos outras igrejas como a da Ordem Terceira de São Francisco, a de São Domingos e a do Terreiro de Jesus, que são belos conjuntos arquitetônicos da cidade.
Chegando ao Elevador Lacerda, temos a Praça da Sé e todo o movimento que ela proporciona, com todos os seus ambulantes e artistas de rua. Lá podemos ver a estátua de Zumbi dos Palmares, o Monumento da Cruz Quebrada e o Memorial das Baianas. O preço para usar o elevador que dá acesso à cidade baixa é simbólico e custa R$ 0,15. Baratinho para quem usa de vez em quando, mas dispendioso para quem necessita usar várias vezes ao dia.
Na cidade baixa, visitei a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, local onde descansa a Irmã Dulce. Igreja bela, cheia de granito, por todos os lados, e com um belo altar todo dourado.
Passando a rua, fui ao Mercado Modelo e lá as opções de artesanato e culinária são infinitas e atendem perfeitamente a todos os bolsos e pessoas que desejam comprar algo para si ou para alguém especial. Estava uma agonia só no seu interior, pois devido ao feriado, o funcionamento só iria até as 14:00h e todos queriam aproveitar o tempo disponível para efetuar suas compras.
Para completar, ainda fui ao Shopping Salvador, que é lindo e repleto de lojas diferenciadas. Muito bom e bem convidativo.
Depois disso tudo, ainda tive fôlego para voltar ao Largo do Carmo, que é o local onde fiquei hospedado e lá pude ver as belas Igrejas da Ordem Terceira do Carmo e também comprovar a imponência de todas as suas formas e arquitetura.
Fim do primeiro dia em Salvador. Dia cansativo, mas bem frutífero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...