segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Violência Geral

Ontem estive fora do Recife para realizar uma trilha no interior do Estado e logo que cheguei por aqui me deparei com duas notícias ruins: uma que falava de um tiro que o jornalista Alexandre Farias recebeu na cidade de Caruaru, quando bandidos fugiam da polícia após uma perseguição. A outra foi sobre o tráfico de drogas em Boa Viagem, quando duas pessoas foram mortas e queimadas dentro de um carro. A sensação é de que estamos saindo de um paraíso e entrando num inferno.
No lugar que estávamos, a vida é bem mais tranquila e podemos ainda desfrutar de uma calmaria que está cada dia mais complicada de existir nas cidades maiores e que possuem altos índices de violência. Estamos vivendo um momento ruim no Brasil e parece que estamos perdendo as rédeas de tudo, o que permite que a população faça tudo errado e de maneira descontrolada. São tantos casos diários que presenciamos que fica difícil acreditar em tantas situações ruins que nos cercam e nos fazem ter medo de sair de casa e frequentar alguns lugares, que antes eram bem habituais nas nossas vidas.
O que era seguro, agora não está mais e a sensação ruim de estarmos perdendo a nossa liberdade para a violência e criminalidade é gigantesca, o que nos faz manter um afastamento das ruas e das pessoas em determinadas horas e dias. Parece que vivemos num toque de recolher constante e não conseguirmos relaxar a mente em nenhum momento, nos tornando cativos de tanta aberração social.
Atividades simples do cotidiano se tornam perigosas e somente estar na rua já é sinônimo de vulnerabilidade para todos nós que só encontramos o pior em todos os lugares das cidades.
Precisamos de segurança, mas o principal falta à população: vergonha na cara para serem pessoas dignas e comprometidas com a ordem. Vejo pessoas praticando o crime e justificando na falta de emprego ou crise econômica a sua nova opção de "ganhar dinheiro". 
Será que essa é a saída correta?  Onde vamos parar com tanta violência?
Ainda não sei, mas espero que este cenário mude o quanto antes e nos faça mais tranquilos e confiantes em dias melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...