quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Ternura

Quando registrei essa foto no carnaval dos Papangus, em Bezerros, me veio na mente logo a palavra Ternura, pois foi o que me passou a fisionomia das máscaras que fotografei. A felicidade muda o nosso semblante e faz com que nosso coração possa alterar o nosso brilho no olhar e também a nossa forma de observar e de transmitir ao mundo a nossa alegria e satisfação.
A Ternura é bem mais leve que a paixão e tem um parentesco bem próximo com o amor.
É ele aque possibilita a nossa aproximação com as pessoas e faz com que nosso estado de ânimo seja mudado e visto de forma diferenciada pelos demais que nos cercam. É a forma mais serena de dizer: Estou bem e gosto de você ao meu lado.
É através da ternura que nos deixamos levar pela emoção inicial dos momentos mais importantes da nossa vida, sendo este o despertar para muitas outras emoções que ainda iremos viver, seja na companhia da família, dos amigos e sozinho também.
A calmaria que um olhar terno nos proporciona não tem explicação e isso nos dá segurança para vivermos mais felizes e dispostos nos nossos caminhos e determinações. Não há como fugir dos sentimentos que são gerados a partir da ternura, pois seu envolvimento é bem mais forte que a nossa resistência.
Temos dificuldade de nos entregar aos momentos essenciais da ternura e achamos que seremos fracos se assim agirmos. Não percebemos que sempre precisamos da ternura, sendo ela a responsável pelos melhores momentos que a vida nos proporciona.
Dar um pouco de carinho não é nada difícil e praticar esse dom é algo que todos nós podemos fazer, sempre.
Deixe seu olhar manso de ternura e ficarás preparado para irradiar e também para receber tudo de bom que a vida tem para nos oeferecer.

2 comentários:

  1. Olá Breno!

    Confesso que seu texto me fez viver um dos momentos mais ternos da minha vida!

    Essas belas máscaras, que lhe despertaram tão doce sentimento, foram feitas pelo meu tio, Sivonaldo Araújo, grande artesão Bezerrense, falecido em outubro/09.

    Estava eu aqui, vasculhando o Google na tentativa de encontrar uma foto, por coincidência desta máscara _ uma de suas prediletas_ quando encontrei essa foto, e consequentemente o texto que a acompanha!

    Como é bom saber que o legado desse grande artista faz brotar TERNURA nos corações de quem as observa. Tenho certeza que você conseguiu descrever com maestria o sentimento com o qual MEU TIO (orgulhosíssima!) criava cada peça!

    Dia 30/01/2010 será a inauguração da ASA – Associação Sivonaldo Araújo! Posso mandar seu texto para que fique exposto na sede? Gostaria de poder dividir essa alegria com os demais. Será uma grande homenagem e orgulho tê-lo em nosso acervo.

    Agradeço em nome de toda família ARAÚJO!

    Ayanna Araújo
    São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  2. Ayanna,

    Será um prazer para mim e motivo de muito orgulho ter o meu comentário exposto na Associação.
    Pode expor, sim.
    Obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...