sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Vaca aqui, Vaca ali...

Semana passada quando voltava de Japaratinga, encontrei essa paisagem rural e bela; o gado estava pastando e a vegetaçaõ estava verde e possibilitando alimento farto para os animais. Já vi situações diferentes em outros momentos, quando encontramos o gado quase morrendo e os pastos secos e sem vida alguma.
A agricultura cresceu muito, mas alguns pequenos produtores ainda conservam um modelo rudimentar de cuidar dos animais e de tirar desse trabalho simples o seu meio de sobrevivência e também de lucro. É lindo encontrar plantações bem cuidadas e animais soltos nas fazendas obtendo o melhor do que a terra tem para nos dar.
Mas ainda são poucos os animais que encontramos por aí e cada vez mais nos damos conta de que a industrialização e os grandes produtores vão obscurecendo os criadores das pequenas propriedades, fazendo com que eles não tenham chances de brigar por um espaço maior, onde possam obter algo mais que o sustento da família.
Antigamente tínhamos grandes exposições de animais nas pequenas cidades e isso era fonte geradora de renda e também de possíveis contatos de negócios para todos os produtores, fossem eles pequenos ou grandes. Todos tinham chances de mostrar o seu trabalho e conseguiam ter algo mais que uma simples forma de sobrevivência.
Minha infância tem muitas lembranças dessas paisagens, pois sempre viajava com meus pais para a fazenda dos meus tios e lá em Garanhuns morava perto de um Parque de Exposições de Animais, onde grandes feiras de negócios aconteciam para que todos pudessem ver e negociar.
Bons tempos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...