Algumas pessoas já assimilaram determinados pensamentos na cabeça e fazem disso a forma de agir diariamente, seja onde for e com quem quer que seja. Vou falar dois exemplos simples que mostram a maneira como as pessoas ficam automatizadas e não param para pensar no que estão fazendo ou nas consequências que irão ter, por simplesmente não prestarem atenção no que fazem.
Todas as vezes que compro sorvete no shopping, peço de baunilha com calda de morango e todas as vezes o atendente me pergunta, mesmo após ter dito a ale a minha preferência, se o meu sorvete é de baunilha com chocolate e calda de chocolate. Todas as vezes respondo que não umas duas vezes no mínimo até eles entenderem o meu desejo e finalmente realizarem o meu pedido da forma adequada. Outro dia, mesmo após ter dito duas vezes, a menina ainda errou o meu sorvete e só percebeu que tinha colocado o sabor errado quando veio me entregar e novamente eu disse o que eu queria. Ela jogou o sorvete no lixo e toda envergonhada fez o sabor que eu tinha pedido.
Outro exemplo é a padaria aqui perto de casa, pois todas as vezes que tomo um café por lá, peço sempre café puro e todas as vezes na hora de fechar o pedido ou de me entregar a bebida, vem a mesma pergunta: Café com leite?
Minha intenção de comentar isso aqui no blog é para falar um pouco sobre a forma como as pessoas estão desatentas com todos e com tudo e terminam executando atividades erradas por simplesmente não prestarem atenção nos detalhes e instruções que foram repassadas. O prejuízo nas empresas pode ser muito grande se as pessoas não passarem a executar atividades com consciência, evitando os deslizes e estragando os meios que levam a concretizar atividades. O sorvete e o café são pequenos exemplos, mas imagine a quantidade de informações não processadas corretamente diariamente e como isso gera prejuízo para todos?
A insatisfação pode fazer com que o cliente não volte ou o empregado desleixado pode ser desligado por causar prejuízos constantes à empresa. Isso é fato. O que é irreal é a forma como as pessoas não observam mais nada e terminam só repassando informações ou executando atividades sem o mínimo de pensamento e de atenção, fazendo com que muita gente tome sorvete misto ou café com leite quando a vontade era outra.
Se observarmos os dois itens alimentícios, veremos que são justamente o retrato da mente das pessoas, pois terminam misturando o que não devem e oferecendo um produto que não foi solicitado.
Será que o padrão deve ser aplicado para todos? Onde fica a nossa forma de personalizar nossas ações e fazer com que seja direcionada para as pessoas de forma adequada e correta? Esta deve ser a resposta de tantas coisas ruins que encontramos por aí, pois o mercado oferece o que é comum e não se preocupa em ouvir o cliente para saber se realmente aquilo que foi pedido é o que reflete o desejo dele.
De que adianta os estabelecimentos oferecerem opções de consumo se as possibilidades de oferta ficaram restritas às que são mais escutadas e que se tornaram, de certa forma, um padrão, com pequenas chances de serem mudadas para os clientes menos exigentes e que não manifestam a sua predileção?
Será que todo mundo tem que tomar sorvete de baunilha com chocolate e café com leite?
O sorvete de baunilha e o café preto são tão mais práticos e ninguém pensou nisso...
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