quinta-feira, 10 de maio de 2012

Atenção aos Detalhes


Ontem estava numa repartição pública que estava passando por uma reforma e ao chegar percebi que todos os lugares disponíveis para sentar estavam empoeirados e com resíduos da pintura que estava sendo feita. Como estava com um pedaço de papel toalha na minha bolsa, limpei e fiquei sentado esperando o meu atendimento. Depois de alguns instantes, a pessoa responsável pela limpeza, veio até a sala, varreu o chão, limpou os balcões e saiu para executar outras atividades no interior do órgão público, que tem muito movimento e lida diretamente com o público.
Achei interessante fazer uma intervenção no seu trabalho, pois as cadeiras ficaram lá, sujas, cheias de poeira, impossibilitando que as pessoas fossem atendidas adequadamente e com um pouco de conforto.
Falei ao seu ouvido: Passe um paninho nas cadeiras, pois estão cheias de poeira.
Ela olhou para mim e prontamente ficou vermelha e nitidamente surpresa com a minha intervenção, pois eu não era nada da repartição, a não ser uma pessoa como outra qualquer e que buscava um atendimento naquele dia. Os chefes do departamento não estavam nem aí, pois as cadeiras que eles usavam estavam limpas e os balcões também.
Ela limpou as cadeiras e após este fato, as pessoas começaram a se acomodar e esperar o seu atendimento, que era demorado e feito com mau gosto.
Essa é a realidade dos atendimentos prestados ao público em muitos locais e não precisam ser somente públicos, pois nos particulares também encontramos aberrações. Se não houve a preocupação de limpar as cadeiras destinadas ao público é porque o valor que é dado a eles é muito pouco e passa despercebido aos olhares menos atentos e que só visualizam o que é superficial.
Não vi lógica nenhuma em limpar o cão, os balcões e deixar as cadeiras sujas.
Que trabalho mal feito é esse?
Se detalhes como esses não são perceptíveis, imagine outros? Será que as pessoas que trabalham lá na repartição pública iriam executar suas atividades num local sujo?
Infelizmente o desrespeito é grande e as pessoas não enxergam prestação de serviço como algo sério e sempre entendem que as pessoas precisam ficar à mercê de um atendimento fraco, em péssimas condições ambientais. Atenção aos detalhes nunca é demais e quando eles envolvem pessoas e satisfação, temos que ter o máximo de cuidado para que tudo seja perfeito e possa inibir qualquer reclamação e descontentamento.
Esperei horas pelo atendimento, mas pelo menos o lugar estava limpo.
Imagine se estivesse de pé devido ao assento sujo?

Celebration Tour no Brasil

Madonna veio ao Brasil agora em Maio, para encerramento da sua turnê, sendo motivo de muita agitação nacional, pois a artista é bem popular ...