A Paraíba tem uma região muito interessante de ser conhecida, seja por suas características únicas de relevo e clima ou pelas belezas naturais que encontramos, que tornam o Cariri Paraibano um lugar único e cheio de descobertas.
Um deste lugares é o Lajedo da Salambaia, que é uma grande extensão de pedras que naturalmente formam acumulares de água, os famosos lajedos. Na época de chuva eles são importantes para amenizarem a seca da região, pois é a partir deles que muitas pessoas retiram a água que necessitam para atividades básicas da rotina rural.
A região, localizada no município de Cabaceiras, tem pouco índice pluviométrico e possui uma vegetação com grande variedade de plantas típicas, que são: cactos, mandacarus, facheiros e coroas de frade.
No dia que visitei, havia muita chuva e não pude caminhar muito pelas pedras, o que deixou o passeio um pouco frustrado, sendo compensado pela excelente receptividade da Fazenda Salambaia, que oferece atividades e refeições típicas da fazenda.
No dia seguinte fui conhecer a Serra do Padre Bento, no município de Pocinhos. Como o tempo melhorou, pude fazer uma ótima caminhada pela região e conhecer os lajedos e formações rochosas que desafiam a lei da gravidade.
Sem dúvida um passeio agradável, já que a natureza é sempre um destaque e deve ser conhecida sempre, pois somente desta forma aprenderemos que a razão de existirmos está na preservação no nosso meio ambiente e de todos os seus aspectos, os quais ajudam muito no equilíbrio do clima e sustentabilidade da nossa vida aqui na terra.