quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Centro Cultural Banco do Brasil

Tive oportunidade de conhecer o Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, e pude comprovar de perto o que já tinha visto em fotografias, pois o local, que fica próximo à Igreja da Candelária, é um celeiro de boas imagens seja na sua própria estrutura física, como nas exposições que abriga. A mais interessante delas mostra a história do Banco do Brasil e a evolução do dinheiro, passando por várias fases da nossa economia, além dos diversos planos econômicos.
O espaço é enorme e possui vários andares, onde podemos desfrutar de teatro, café, livraria, biblioteca, restaurante e várias salas de exposições que podem trazer diversas opções de arte ao visitante. Quando estive por lá, havia a exposição da artista plástica japonesa Yayoi Kusama, sob o nome de Obsessão Infinita; uma reunião de obras realizadas nos anos de 1949 a 2012. As cores vibrantes eram marcantes nas obras e mostravam um pouco da cultura japonesa e suas influências.
Grande parte das salas recebiam pinturas e retoques e o segundo piso, que abriga a varanda interna, estava sendo usado apenas como forma de contemplar este grande exemplar da arquitetura nacional, com todas as suas formas e belezas.
Os centros históricos das cidades abrigam grandes locais dedicados à arte e não é só no Rio de Janeiro que temos opções do tipo. Embora o Centro Cultural do Banco do Brasil do Recife não tenha saído do papel até agora, dispomos de outras opções na cidade que fazem bonito e sempre nos proporcionam momentos de grande contemplação da arte, seja nas artes plásticas, música, cinema ou teatro.
Posso citar alguns como: Santander Cultural, CAIXA Cultural e Centro Cultural dos Correios. Todos prédios históricos e finamente reformados para abrigarem as mais variadas exposições e manifestações culturais.
Os preços, quando cobrados, são irrisórios diante dos benefícios que recebemos, pois nunca saímos do mesmo jeito de um evento cultural. Sempre aprendemos algo diferente e podemos aprimorar um pouco o nosso conhecimento e com isso poder contar com essa história na nossa vida que segue e que recebe tantas influências boas.
Um outro local que possui muitos centros culturais é o Pelourinho, em Salvador. Lá a variedade de museus é enorme e podemos ter aulas de sabedoria em vários aspectos, sendo a arte negra a mais presente. 
Foi bom conhecer este local no Rio de Janeiro, onde tive a oportunidade de caminhar por um chão repleto de moedas antigas, todas dispostas numa redoma de vidro e que faziam o visitante ter a certeza de que ali a história era advinda do nosso banco mais famoso e que carrega o nome do seu país em todos os lugares do mundo.

Celebration Tour no Brasil

Madonna veio ao Brasil agora em Maio, para encerramento da sua turnê, sendo motivo de muita agitação nacional, pois a artista é bem popular ...