domingo, 7 de junho de 2015

Três Mundos

Hoje a trilha foi pelos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, mais precisamente pelas praias de Barra de Jangada, Paiva e Itapuama. Três mundos tão distintos que fica impossível não sentir as desigualdades que cada um apresenta já que os detalhes que os separam são mais gritantes do que podemos imaginar.
Começamos a caminhada pela Praia de Barra de Jangada, no final do município de Jaboatão dos Guararapes e o que pudemos comprovar foi que a praia, apesar da visível degradação, passou por melhorias e hoje tem aspectos bem melhorados se compararmos a sua situação há 15 anos. A Ilha do Amor, na verdade, é uma penísula que separa os municípios e proporciona um local adequado para o convívio dos pescadores que ali fazem a sua rotina acontecer, pois o encontro do rio e mar torna as águas mais tranquilas e a profundidade mais adequada para a navegação. O ruim é perceber que os próprios pescadores e donos de barracas de praia fazem a bagunça no local e o acúmulo de entulhos e lixo é muito grande, deixando o local com um aspecto descuidado e ajudando a prefeitura do município, que é famosa pelo descaso que tem com os seus espaços. Há uma quantidade considerável de carros roubados pelo caminho e não é difícil encontrar esqueletos de veículos que foram totalmente estragados e queimados, contribuindo ainda mais para que o local ficasse com uma aparência ruim. No período da noite a área deve ser bem perigosa...
Seguindo mais adiante, passamos pela Ponte Arquiteto Wilson Campos, ou popularmente chamada de Ponte do Paiva, que nos leva até o município do Cabo de Santo Agostinho, local onde está implantada a Reserva do Paiva, empreendimento imobiliário que abriga construções diversas, de alto padrão e com acabamento impecável. Lá estão situados os empreendimentos mais caros da região e abrigo do Sheraton Reserva do Paiva, hotel e centro de convenções que tem ao seu lado um complexo empresarial e gastronômico de causar admiração. Tudo lá é muito organizado, limpo e não encontramos sinais de destruição, já que tudo é privado e até o acesso às praias é monitorado por vigilantes, o que termina gerando uma certa intimidação aos visitantes. Nesta praia só encontraremos belas paisagens e algumas áreas possuem piscinas naturais e muita sombra nos coqueiros. Farofeiros não existem e aquelas agonias de praias movimentadas é bom esquecer, pois lá é tudo muito reservado e adaptado ao alto poder aquisitivo dos seus moradores.
Na Praia do Paiva podemos ver muitos surfistas devido a alta concentração de ondas, mas as placas de aviso informam que os tubarões estão por perto e todo cuidado é pouco para que nenhuma surpresa ocorra. 
Chegando ao nosso destino final, a Praia de Itapuama, percebemos a diferença gritante que separa as praias vizinhas, pois neste espaço a farofa é bem comum e os barraqueiros fazem a festa tornando o local agitado e bem procurado pelos banhistas. Uma praia pequena, que tem alguns montes de pedras e nos leva ao belo litoral do município do Cabo de Santo Agostinho.
O dia estava chuvoso, mas ainda pude fotografar imagens boas, porque o sol sempre aparecia e nos dava um pouco do seu conforto. O que ficou bem claro neste passeio é a disparidade que temos em cada área da cidade, principalmente nos espaços que são públicos, pois nestes a falta de conciência das pessoas que os frequentam é grande e termina comprometendo uma paisagem bela e paradisíaca. Ao contrário dos ambientes privados, como é o caso da Praia do Paiva, tudo é muito organizado e planejado e dá gosto ver o trato que os espaços possuem e como a natureza pode ser contribuir para que tudo se torne ainda mais atrativo e belo.
Passeio válido e muito interessante, algo que pode ser feito sozinho, de bicicleta, numa manhã de domingo...
Fomos em grupo e isso foi bom para que descobríssemos juntos as belezas destes três mundo tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes. Realidades paralelas que são difíceis de serem juntadas.




















Celebration Tour no Brasil

Madonna veio ao Brasil agora em Maio, para encerramento da sua turnê, sendo motivo de muita agitação nacional, pois a artista é bem popular ...