segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A Propriedade Intelectual do Autor

Num mundo tão globalizado e muitas vezes banalizado, fica complicado entendermos até onde vai o nosso direito e onde começa o dos outros, pois se percebermos a forma indiscriminada do uso dos recursos fotográficos, iremos ter uma noção de como a sociedade perdeu o rumo neste aspecto e como a propriedade intelectual do autor está cada vez mais longe de ser resgatada e vista como algo realmente satisfatório e que possa garantir efeitos legais duradouros e que estejam ajustados a cada profissional envolvido.
O autor deve garantir a sua propriedade intelectual, citando o momento da criação da sua obra e fazendo com que isso se torne público e possa ser visto como garantia real de comprovação dos seus direitos diante do patrimônio artístico idealizado e que agora merece ter resguardo legal e surtir os devidos efeitos. Importante para o autor fotográfico é deixar sempre a sua marca na sua produção e com isso formalizar o que lhe trará o amparo necessário quando algum direito for violado ou usado de forma indevida. O registro da obra artística é facultativo e basta que o autor comprove a sua autoria para garantir sobre elas o direito necessário e dessa forma poder gozar das garantias que a legislação demonstra. 
O artigo 18 da Lei nº 9.610/98 dispõe que “A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro” e o artigo 19 é claro ao dispor que: “É facultado ao autor registrar a sua obra no órgão público definido no caput e no § 1º do art. 17 da Lei 5.988, de 14 de dezembro de 1973."
A garantia da propriedade intelectual é acima de tudo uma forma de formalizar aquilo que pode gerar dúvidas se não estiver descrito de alguma forma, seja por nomeação, apelido ou até por símbolos. A forma de o autor resguardar a sua propriedade intelectual é o primeiro ato que ele deve ter para trilhar um caminho mais fácil para o reconhecimento e dessa maneira não perceber o seu trabalho sendo desvalorizado ou usado de maneira diferente do que foi idealizado. É comum encontrarmos a utilização da obra intelectual de maneira inadequada e isso pode gerar danos irreparáveis ao autor, pois verá a sua obra envolvida em situações que podem denotar atos diversos e que estejam ferindo os direitos e garantias individuais que todos nós temos e zelamos por eles diariamente. 
A fotografia, por ser de fácil assimilação e disseminação, pode ter efeitos maiores do que imaginamos e chegar a influenciar de forma negativa muitas ações se os devidos cuidados não forem tomados, por isso torna-se importante que o fotógrafo tenha seus registros devidamente comprovados e que faça das suas divulgações um meio de garantir a eficácia do seu trabalho, ainda mais nos dias atuais onde a internet e a fotografia digital tiram um pouco deste poder de guarda de muitas imagens que são divulgadas diariamente. 

Celebration Tour no Brasil

Madonna veio ao Brasil agora em Maio, para encerramento da sua turnê, sendo motivo de muita agitação nacional, pois a artista é bem popular ...