A Comunicação nas Empresas se tornou algo que muito ajuda na gestão do negócio e também na forma de tornar as decisões mais participativas e sem tantos conflitos e mal entendidos por parte dos colaboradores. Há empresas que contratam pessoas e agências específicas para cuidarem da sua comunicação interna e externa e fazem isso com muito cuidado, sempre procurando repassar uma imagem convidativa do ambiente de trabalho.
Outro aspecto que devemos levar em consideração sobre a comunicação é a forma como a maioria dos colaboradores tratam a informação que recebem, pois procuram sempre dar justificativas por não terem recebido alguma informação, mas não notam que a falta de conhecimento se deu pela falta de interesse de ler os quadros de avisos, jornais internos ou quem sabe a intranet que a empresa disponibiliza para todos.
Preferem danificar os murais e sempre receber as notícias com muita aversão, dando somente valor às notícias que tratam de dinheiro e datas de pagamento.
Será que somente isso é importante?
Será que a empresa nos contratou somente para ter interesse no salário recebido?
Alguns profissionais podem até achar isso, mas se enganam quando pensam assim. As empresas buscam a cada dia profissionais que estejam integrados com as demandas da empresa e, principalmente, com os acontecimentos e mudanças pelas quais ela passa diariamente. Tudo isso é repassado pela comunicação e cabe a cada um dos integrantes da empresa destinar um pouco do seu tempo para ler o que lhes é repassado.
Conheço pessoas que preferem dizer que não leram o correio eletrônico ou o quadro de avisos a assumirem que passaram batido em alguma informação que leram mas não absorveram. É importante termos consciência de que a facilidade de intercâmbio entre as pessoas ajuda muito na tomada de decisão e mantém um clima favorável de satisfação interna para empregado e empregador.
A facilidade de obter dados e informações sobre a sua empresa e suas atividaes não são comuns no mercado, já que a maioria delas procura esconder do colaborador o que pode lhe causar algum problema futuro.
Por isso a comunicação deve ser certeira e sempre muito correta para não causar mal entendidos e interpretações erradas sobre os assuntos tratados.