Uma antiga pedreira, que fica no município de Jaboatão dos Guararapes, hoje tem um potencial turístico para os aventureiros que procuram um espaço para fazer trilhas e conhecer a região, com toda a sua história e beleza. Este local é conhecido como Lagoa Azul, embora a água não seja nesta tonalidade e se aproxime mais do verde.
Começamos a caminhada no distrito de Muribeca dos Guararapes e lá encontramos duas igrejas bem antigas, embora apenas uma delas esteja funcionando. São datadas da época da colonização do Estado de Pernambuco e mostram para os visitantes como era um dos costumes da época, quando, após grandes batalhas, eram construídas igrejas para agradecer o feito aos Santos e Santas de devoção.
As igrejas possuem os nomes de Igreja do Rosário dos Pretos e Igreja do Rosário dos Brancos. Esta segunda foi construída quase duzentos anos antes da primeira e está em perfeito estado de conservação. Já a primeira, apesar de ser mais nova, está em ruínas e demonstra o descuido com o nosso patrimônio histórico.
Caminhamos por uns 5 km até chegar à Lagoa Azul e lá o cenário é bem interessante e dá para registrar algumas fotos legais, embora não tenha me arriscado nos esportes radicais lá oferecidos e nem no banho, já que não gosto de águas paradas e nem locais com muita profundidade. A parte mais rasa tem 16 metros e o espaço mais adequado para o banho das crianças é delimitado com algumas cordas.
Durante o caminho é possível observarmos a cidade de Jaboatão dos Guararapes e os bairros de Muribeca, Marcos Freire e ao longe Prazeres, o mais populoso e desenvolvido. Gostei do passeio porque conheci dois lugares que há algum tempo queria conhecer e por falta de oportunidade terminava sempre adiando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário